Sindicato unido e forte
desde 1989


    Manifestações em prol do SUS e da saúde pública marcam a Semana Mundial da Saúde
    Autor: SindSaúde-SP
    04/04/2022

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    Uma série de lives e um grande ato vão marcar a Semana Mundial da Saúde. Na próxima quinta-feira, 7 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, o SindSaúde-SP participará de um ato unificado, que começa às 9h30 com concentração em frente à Secretaria de Estado da Saúde, finalizando depois em frente à Prefeitura de São Paulo, em uma grande manifestação em defesa do Sistema Único da Saúde (SUS) e contra qualquer forma de privatização.

     

    O SindSaúde-SP participará ativamente de todas as manifestações, inclusive organizando algumas delas, tendo como pauta uma de suas principais bandeiras, que é a defesa do SUS, especialmente em um momento em que a saúde pública tem sofrido com o desfinanciamento e sucateamento de sua estrutura.

     

    A defesa do SUS é um tema de suma importância que deve ser adotada por toda a sociedade brasileira, que percebeu o quão essencial é o sistema, principalmente no período de pandemia. Com certeza, sem a estrutura do SUS estaríamos em uma situação muito pior, especialmente no que se refere à vacinação contra a Covid-19.

     

    Todos os brasileiros de todas as camadas sociais se beneficiaram da expertise do SUS na vacinação e passaram a valorizá-lo. A despeito disso, temos acompanhado há anos e, principalmente, no governo atual, o sucateamento do sistema por meio de seu desfinanciamento.

     

    O SindSaúde-SP entende que o SUS tem problemas, mas drenar os recursos do sistema em benefício de empresas privadas não é a solução, além de ir na contramão da própria Constituição Federal, que diz ser do Estado brasileiro a responsabilidade de garantir saúde pública e universal para todos e todas.

     

    Confira abaixo outros eventos da Semana Mundial da Saúde:

    Lives

    - 4/4, 19h30: “Impacto da pandemia na saúde dos trabalhadores”. Com Maria Maeno (Fundacentro) e Fernanda Lou Sans Magano (Sindicato dos Psicólogos de São Paulo).

    Link para a live: https://us02web.zoom.us/j/82236387239?pwd=cVZZajNuenAvNEJxK2lpRm1RRklBdz09.

    Senha de acesso: 893178

     

    - 5/4, 16h: “Agrotóxicos, meio ambiente e saúde pública”. Com Dr. Jefferson Benedito Pires de Freitas (Departamento de Saúde Coletiva da Santa Casa De São Paulo) e Marco Dalama (Assessoria Sindsep-SP e CUT-SP).

    Link para a live: https://us02web.zoom.us/j/88611576549 ID do webinar: 886 1157 6549

     

    - 5/4, 19h: “Financiamento/ desfinanciamento e desmonte do SUS”. Com Mauri Bezerra (Conselho Nacional de Saúde), Benedito Augusto de Oliveira - Benão (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social), Lourdes Estevão de Araújo (Sindsep-SP), André Ancelmo Araújo (KUTUK) e Mariana Melo (Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde).

    Link para a live: https://us02web.zoom.us/j/86138460890?pwd=cXdZalpKL2k0SFh5K21RYXBVVjVCQT09 ID da reunião: 861 3846 0890

    Senha de acesso: 662073

     

    - 6/4, às 10h: “Resgate histórico da caminhada dos movimentos de saúde”. Com Maria Adenilda Mastelaro (UMPS) e Francisca Ivaneide (UMPS).  “Avanços das OSSs no Brasil – Estado e Cidade de São Paulo, os prejuízos e as consequências para o SUS. Quais perspectivas de futuro?”. Com Gastão Wagner (Departamento de Saúde Coletiva FCM-Unicamp). “O desmonte do SUS e as atuais consequências na assistência”. Com Jorge Kayano (Instituto Pólis e Rede Nossa São Paulo).

    Link para a live:   https://meet.google.com/ipz-ppva-nuu

     

    Participe!

    Vamos lutar juntos pela defesa do SUS e pela valorização dos profissionais de saúde.










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não