Ministério da Saúde confirma 1º caso de subvariante da ômicron em São Paulo
    Autor: SindSaúde-SP
    08/04/2022

Um homem de 39 anos, morador da cidade de São Paulo, é o primeiro caso da subvariante XE, uma mistura das cepas BA.1 e BA.2 da ômicron, no país. O caso foi notificado pelo Instituto Butantan e confirmado ontem (7) pelo Ministério da Saúde.

O paciente está com esquema vacinal completo e fez tratamento domiciliar, pois teria apresentado apenas sintomas leves, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde. O diagnóstico foi confirmado em um exame PCR em 7 de março.

A subvariante tem causado preocupação na Europa. O primeiro caso da XE foi detectado em 19 de janeiro passado, no Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte), que tem 637 casos confirmados de XE até o momento.

O Ministério da Saúde disse, em nota, que “mantém o constante monitoramento do cenário epidemiológico da Covid-19 e reforça a importância do esquema vacinal completo para garantir a máxima proteção contra o vírus e evitar o avanço de novas variantes no país”.

Mundo

Apesar da queda de 43% no índice de mortes por Covid-19 pelo mundo, na última semana em relação à semana anterior, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está em estado de alerta com o avanço da subvariante XE na Europa.

A OMS está monitorando variantes recombinantes derivadas da delta e da ômicron, assim como outras que possam surgir a partir de uma recombinação da subvariante XE, sendo que, neste último caso, ela surge quando um indivíduo é infectado com duas ou mais variantes ao mesmo tempo.

Brasil

O Brasil registrou 26.502 novos casos de Covid-19 nas 24 horas encerradas às 18h de ontem (7), somando 30.093.751 registros desde o início da pandemia. No mesmo período, foram apontadas 250 mortes, totalizando 660.973 óbitos, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

No estado de São Paulo, a média móvel de casos e mortes também vêm caindo nos últimos dias. Nas últimas 24 horas encerradas ontem, foram registrados 7.486 novos casos, totalizando 5.294.608, e 57 óbitos, somando 167.651 vidas perdidas desde o início da pandemia.

Com informações da Folha de S.Paulo e Rede Brasil Atual