Sindicato unido e forte
desde 1989


    Carnaval de rua pode levar a aumento de casos da variante Omicrôn XE, alerta especialista
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    12/04/2022

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    Especialistas alertam que mesmo diante do fim da terceira onda de Covid-19, vivida no Brasil, que a pandemia ainda não acabou e pode ter um novo aumento de casos por conta das festividades de carnaval, que serão realizadas durante o feriadão de Tiradentes, entre os dias 21 e 24 de abril. “Está me preocupando principalmente por causa do carnaval de rua. Por mais que a os municípios tentem controlar, é incontrolável”, disse Gonzalo Vecina, ex-presidente da Anvisa e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

     

    Vecina avalia que é mais difícil para as prefeituras controlarem as aglomerações de rua e que seria diferente dos desfiles nos sambódromos de São Paulo e do Rio de Janeiro, por conta da exigência do passaporte vacinal aos foliões.

     

    Ainda segundo o professor, essa “boa” situação vivida atualmente com a redução de casos da doença e queda no número de mortes, ainda não é “excelente”.

     

    “O que nós devemos ter é um aumento da transmissão. Então vamos esperar um pouco para ter uma noção do que que nós vamos ter pela frente. É basicamente isso. Temos que ter um pouco de paciência”, disse Vecina, em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, para o Jornal Brasil Atual, na última segunda-feira (11).

     

    Nova variante

    Para Vecina, a variante XE deve ter um comportamento semelhante a das cepas BA.1 e BA.2 da Ômicron. Essa nova variante é justamente a combinação dessas duas subvariantes. Portanto, o cenário mais provável, segundo ele, é de um eventual aumento de casos, mas que não deve ser acompanhado necessariamente de uma alta nas internações e óbitos.

     

    Caso as mortes e hospitalizações também aumentem, ele prevê que as medidas de contenção da covid-19, que foram flexibilizadas ultimamente, deverão “retroceder”.

     

    Pandemia não acabou

    No último boletim do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado no dia 8 de abril, os pesquisadores da fundação alertam que o surgimento de variantes mais letais ou que escapem da imunidade provocada pelas vacinas podem alterar esse cenário de queda de casos. Nesse sentido, para que os índices da pandemia sigam em queda é “fundamental” ampliar a cobertura vacinal no país, além de se manter os cuidados básicos necessários, como evitar aglomerações, usar máscaras e higienizar as mãos.

    Com informações da Rede Brasil Atual

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não