Por ofensa a ucranianas, conselho de ética da Alesp aprova cassação de mandato de Arthur do Val
    Autor: SindSaúde-SP
    13/04/2022

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou ontem (12), por unanimidade, a cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil), o “Mamãe Falei”. Para ser efetivada, a cassação precisa ser aprovada pela maioria dos 94 deputados e deputadas, em sessão no plenário da Alesp, que ainda será agendada.

Caso tenha seu mandato efetivamente cassado, Arthur do Val ficará oito anos sem poder participar de nenhum processo eleitoral.

Em 28 de fevereiro, o deputado foi à Ucrânia com Renan Santos, um dos dirigentes do Movimento Brasil Livre (MBL), para acompanhar a invasão russa no território ucraniano.

No dia 4 de março, foram vazados áudios do deputado com comentários machistas sobre as ucranianas em um grupo de WhatsApp. Nos áudios, ele disse que as ucranianas se prostituíam “porque eram pobres”.

Os conteúdos resultaram no processo de cassação no conselho de ética da Alesp.

O SindSaúde-SP publicou, em 7 de março, nota de repúdio sobre o caso. Para ler a nota, clique aqui.