Governo anuncia reajuste do salário mínimo sem ganho real
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    19/04/2022

Antecipando a campanha eleitoral, o governo federal anunciou o valor do salário mínimo para 2023, que será de R$ 1.294, ou seja, haverá um reajuste de apenas R$ 82. Contudo, a pegadinha é que mais uma vez não haverá ganho real. O reajuste previsto segue a projeção de 6,7% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para este ano, mas a inflação dos últimos 12 meses superou o 11%.

O índice do reajuste consta no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2023 e foi enviado também ao Congresso Nacional, no dia 14 de abril. O PLDO ainda apresentou previsões de R$ 1.337 para o salário mínimo em 2024 e de R$ 1.378 para 2025.

O valor do salário mínimo para o próximo ano ainda pode ser alterado, dependendo do valor efetivo do INPC neste ano. Pela legislação, o presidente da República é obrigado a publicar uma medida provisória até o último dia do ano com o valor do piso para o ano seguinte.

Quem ganha até um salário mínimo no Brasil?

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD Continua), no último trimestre de 2021, o total de trabalhadores ocupados que recebiam até 1 salário mínimo era de 33.399.968. Desses, com carteira assinada eram 7,2 milhões eram ocupados no setor privado, 667 mil no emprego doméstico; 227,8 mil no setor público e 786,6 mil eram estatutários no setor público.

Já em relação à Previdência, no qual é possível inferir faixas de valor, são para o ano de 2019, mais de 29 mil beneficiários(as) estão vinculados ao INSS, sendo que destes, 15.598.487 recebiam exatamente 1 salário mínimo de benefício e outros 608.057 recebiam abaixo desse valor.

Com informações da Agência Brasil e da CUT