SindSaúde-SP negocia reivindicações de trabalhadores(as) do CHS
    Autor: SindSaúde-SP
    01/06/2022

A diretora regional do SindSaúde-SP em Sorocaba, Cíntia Lopes de Oliveira, participou de negociação com a gerência da organização social (OS) Seconci, que é responsável pela gestão do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A reunião foi realizada na última sexta-feira (27), para tratar das reivindicações das trabalhadoras e dos trabalhadores, entre elas, melhorias na infraestrutura para proporcionar um ambiente seguro aos profissionais.

Os(as) trabalhadores(as) solicitam o conserto dos elevadores, dos aparelhos de ar-condicionado em ambientes fechados, melhor iluminação no estacionamento, cadeiras novas, uniformes e a criação de uma sala de descompressão, que se tornou obrigatório em todos os hospitais do estado de São Paulo desde a publicação da Lei 17.234/2020, mas por falta de regulamentação por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda não foi implementada em diversos equipamentos públicos.

A gestão do hospital explicou à diretora regional que estão enfrentando problemas com a empresa responsável pela manutenção dos elevadores, pois não atendem as solicitações com urgência e quando é necessário trocar alguma peça quebrada há demora na reposição.

Em relação ao ar-condicionado, a OS alegou que está fazendo cotação com empresas especializadas para o conserto. Sobre a falta de iluminação no estacionamento, o que coloca em risco os profissionais, a gerência argumenta que foram instaladas algumas lâmpadas, mas que estão providenciando outras de maior potência para todo o entorno de todo o Conjunto.

Os profissionais também reivindicam melhorias para os pacientes e, por isso, solicitaram a instalação de uma cobertura no local de embarque e desembarque dos pacientes. O gerente da OS argumentou que é necessário esperar terminar a obra de colocação de escadas de emergência na parte externa do hospital para fazer a cobertura.

Atendimento de trabalhadores(as)

Para que os(as) trabalhadores, que estejam de plantão, sejam atendidos no pronto-socorro do CHS, o gerente disse que é necessário pedir para que o chefe imediato faça uma Comunicado Interno (CI) para ser atendido.

Atividades sindicais

Cíntia também solicitou um espaço no hospital para a realização das eleições para Delegadas e Delegados Sindicais de Base (DSB’s), para a gestão 2022-2024 e para o atendimento jurídico. “Gostaríamos também de fazer nossas assembleias dentro do Hospital, mas deixei claro, que se não houve liberação, faremos em frente ao CHS, como já de costume”, destacou a diretora regional.