Trabalhadores(as) do Pérola Byington realizam ato por segurança e transparência na mudança de gestão
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    07/06/2022

As trabalhadoras e os trabalhadores do Hospital Pérola Byington – Centro de Referência da Saúde da Mulher – vão realizar um ato nesta sexta-feira (10), às 10h, em frente ao hospital, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 683.

Essa decisão ocorreu após duas assembleias: a primeira no dia 2 de junho, com a participação da gestão do hospital; e a segunda no dia 3 de junho, somente com trabalhadores(as).

Assembleia dos trabalhadores(as) do Hospital Pérola Byington

Um dos principais motivos do ato, é a inauguração do novo prédio do hospital – na avenida Rio Branco, próximo à Praça Princesa Isabel – que fica na região da Cracolândia. Por conta disso, trabalhadores(as) e pacientes estão preocupados com a questão da segurança, levando em consideração o histórico de violência urbana nessa região.

De acordo com a Carta Aberta à População, os(as) usuários(as) do hospital e trabalhadores(as) estarão expostos há uma condição de insegurança que, infelizmente, já se tornou comum na região, pois o governo trata o problema de quem vive na Cracolândia, em situação de vulnerabilidade, como caso de polícia e não como um problema de saúde pública e social, agravando os episódios de violência.

O hospital, que estava sob a Administração Direta do estado, agora vai passar a ser administrado por uma Parceria Público Privada (PPP), gerenciado por uma Organização Social de Saúde (OSS) e por uma empresa privada. Com todas essas mudanças, os (as) trabalhadores (as) ainda não foram informados se as condições de trabalho, de salário e os seus direitos trabalhistas serão mantidos.

Também não se sabe se a creche onde as filhas e os filhos dos(as) trabalhadores(as) estão matriculados(as), que fica ao lado do prédio atual, será mantida ou se será realizado outro convênio com uma creche mais próxima do prédio novo.

Por todas essas reivindicações acima, os(as) trabalhadores(as) estão cobrando mais transparência nessa mudança de gestão em relação à nova administração.