SindSaúde-SP retoma 13º Congresso
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    27/06/2022

A direção do SindSaúde-SP deliberou pela retomada do 13º Congresso, em reunião virtual realizada no último sábado (25). Com essa decisão, as Etapas Locais terão início a partir de 1º de julho (veja o calendário ao final do texto). “É muito importante a participação de todas as trabalhadoras e de todos os trabalhadores da saúde desde a Etapa Local. Pois é no nosso congresso que o conjunto da classe trabalhadora tem a oportunidade de definir as propostas de luta e as políticas que serão implementadas pelo SindSaúde-SP”, destaca Cleonice Ribeiro, presidenta do Sindicato.

Congresso

O SindSaúde-SP realiza seus congressos a cada três anos, contudo, devido à crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19, o Sindicato avaliou que seria necessário postergar a realização da conferência para um momento que fosse mais seguro para todos os participantes (leia a resolução da direção mais abaixo).

Então, no dia 14 de maio de 2021, houve uma assembleia e (os)as trabalhadores(as) da saúde, filiados ao Sindicato, decidiram por adiar essa a atividade. Na ocasião, a direção do SindSaúde-SP comprometeu-se em dar continuidade ao trabalho de base e planejar o Congresso quando fosse mais seguro.

Comissão organizadora

Para que tudo ocorra dentro das nossas expectativas, a direção do Sindicato designou uma comissão organizadora para pensar e propor processos, conteúdos, metodologias e estruturas para trazer ao 13º Congresso. A comissão é composta por nove dirigentes do SindSaúde-SP:

- Cleonice Ribeiro – presidenta

- Célia Regina Costa – secretária-geral

- Gervásio Foganholi – secretário de Administração e Finanças

- Antônio José Dechechi – secretário de Comunicação e Imprensa

- Jorge Alexandre Braz de Senna – secretário de Formação Sindical

- Roseli Ilídio – secretária de Organização Sindical

- Regina Bueno – secretária de Assuntos Jurídicos

- Janaína Luna – secretária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

- Gilvânia Santos Santana – diretora da região ABC/Mauá

Esta equipe da direção contará com o apoio e suporte da equipe técnica de assessoria e todo o corpo de funcionários do Sindicato, que estarão orientados e preparados para auxiliar naquilo que for preciso.

Veja a resolução da Direção do SindSaúde-SP:

É chegada a hora de nos unirmos em uma grande constelação

O SindSaúde-SP é um dos poucos sindicatos de base que ainda realizam congressos com sua categoria. Mais do que tradição, essa é uma concepção que rege nossa trajetória, cujos princípios de democracia, organização na base, defesa do Sistema Único da Saúde (SUS), liberdade e autonomia sindical são nossos referenciais.

A pandemia da Covid-19 nos obrigou a suspender o Congresso, portanto somente agora pudemos retomar as atividades presenciais, ainda que tomando todos os cuidados necessários para a realização das etapas.

Isso tudo só está sendo possível graças a ciência e aos trabalhadores e às trabalhadoras do SUS. Muito mais do que aplausos, as verdadeiras ESTRELAS DO SUS merecem respeito e valorização do trabalho que exercem.

Na linha de frente de combate contra a Covid-19, sem proteção adequada e sem que houvesse tempo para se imunizar com as vacinas, muitos profissionais da saúde estarão conosco em memória, pois se tornaram outro tipo de estrelas, que agora brilham no firmamento, deixando em nós a saudade e a motivação para que possamos lutar por melhores condições de trabalho e pela defesa do SUS.

Devemos reverenciar também as estrelas que cuidam de outras estrelas, a exemplo dos(as) trabalhadores(as) do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), que mesmo diante de tantas dificuldades e perdas, mantêm-se em pé e na luta com o conjunto da classe trabalhadora da saúde.

Este ano de 2022 é um momento importante para que possamos refletir e dialogar sobre quem de fato esteve ao nosso lado, protegendo e valorizando os(as) trabalhadores(as) da saúde; quem de fato defende o SUS em todos os seus princípios; quem faz da saúde pública uma missão e não um negócio: um direito e não uma mercadoria.

SOMOS AS ESTRELAS DO SUS! É chegada a hora de fazer valer o nosso brilho, por nós e pela memória daqueles e daquelas que não estão mais conosco, mas que reluzem em nós a esperança de resgate de um novo tempo.

Diretoria do SindSaúde-SP

Calendário do 13º Congresso

Etapas Locais

De 1º de julho a 30 de agosto de 2022

Etapas Regionais

De 1 a 30 de setembro de 2022

Etapas temáticas

De 3 a 31 de outubro de 2022

Etapa Estadual

De 17 a 20 de novembro de 2022

Como participar?

Em breve, o SindSaúde-SP divulgará os locais e datas em que serão realizadas as Etapas Locais em todo o estado, todos(as) os(as) trabalhadores(as) podem participar, mas para participar da Etapa Regional e Estadual é necessário ser filiado ao SindSaúde-SP, por isso, procure os diretores regionais e filia-se ao Sindicato.

Acompanhe as atualizações e o andamento do 13º Congresso do SindSaúde-SP aqui em nosso site e redes sociais.