Sindicato unido e forte
desde 1989


    Região Leste II realiza oito Etapas Locais do 13º Congresso do SindSaúde-SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    01/08/2022

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    As trabalhadoras e os trabalhadores da região Leste II da capital participaram das Etapas Locais do 13º Congresso do SindSaúde-SP, realizadas em oito unidades durante o mês de julho (veja as fotos ao final do texto), sendo a primeira na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Itaim Paulista “Dr. Júlio de Gouveia”; seguida pelas etapas na UBS do Pq. Buturussu “Prof. Dr. Humberto Cerruti”; na UBS Jd. IV Centenário; na UBS Itaquera; na UBS Jd. Paraguaçu “Gonçalo F. Alves”; no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) DST/Aids São Miguel; no Laboratório II de São Miguel Paulista e por último na UBS Vila Jacuí.  

     

    As atividades foram organizadas nas unidades pela diretora da região Leste II, Amélia Oliveira, e pela secretária de Atividades Sociais e Culturais, Valéria Fernandes, que avaliam que essa etapa é extremamente importante pois “os(as) trabalhadores(as) têm a oportunidade de exteriorizar seus descontentamentos sobre a falta de valorização dos trabalhadores públicos da saúde”. 

     

    As diretoras apresentaram aos trabalhadores como serão realizadas todas as etapas do Congresso e posteriormente assistiram ao vídeo introdutório da Série SUS, com o título “Princípios do SUS” e discutiram sobre os problemas locais, com base nas perguntas orientadoras da Cartilha elaborada pela comissão organizadora. 

     

    Segundo as diretoras Amélia e Valéria, o ponto sempre citado, em todas as unidades, é a falta de isonomia salarial, entre os(as) trabalhadores(as) estaduais e os municipais. “Ambos desempenham as mesmas funções e a diferença de salário é abismal”, explicou Amélia.

     

    Valéria destacou que a queixa frequente dos(as) trabalhadores(as) é que nem sempre podem ser atendidos em consulta médica na unidade onde trabalham. “Eles(as) têm que faltar ao serviço e dirigir-se à unidade próxima de sua casa”, contou a secretária e completou: “Isso é um caso que poderia ser facilmente resolvido.”

     

    As dirigentes também relataram que os(as) trabalhadores(as) falta de cuidado, por parte da gestão, com as questões relacionadas a Recursos Humanos, como a frequência, atestados, licença-saúde, licença-prêmio, férias, etc., pois há trâmites diferentes no Estado, Município e nas Organizações Sociais (OSs). “Isso traz prejuízos financeiros ao trabalhador estadual, já que não há um tratamento de RH nas unidades Municipalizadas”, afirmou Amélia. 

     

    Veja as fotos das Etapas Locais da Leste II

    Etapas Locais 
    As Etapas Locais serão realizadas em todo o estado de São Paulo até o dia 30 de agosto. Todos os profissionais de saúde do local de trabalho têm direito a voz nas Etapas Locais do 13º Congresso do SindSaúde-SP, independentemente do seu regime de contratação. 

     

    Contudo, para pleitear a participação nas Etapas Regional e Estadual é necessário ter participado da Etapa Local e assinado a lista de presença (como forma de comprovação) e ser filiado(a) ao SindSaúde-SP até a data da realização da atividade e, consequentemente, tiver o pagamento da mensalidade comprovado até a data da Etapa Estadual.

     

    Para saber mais sobre as próximas Etapas Locais da Região Leste II e de outras regiões, acompanhe nosso site e redes sociais.

     

    Leia mais:

    13º Congresso: Etapas Locais UBS Prof. Dr. Humberto Cerruti

    13º Congresso: Etapas Locais da Região Leste II

    SindSaúde-SP retoma 13º Congresso

     

    Veja mais fotos das Etapas Locais da Leste II










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não