Comsateiros do Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha tomam posse nesta sexta
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    19/08/2022

A nova Comissão de Saúde de Saúde do Trabalhador (Comsat) do Hospital Geral Dr. Álvaro Simões de Souza, da Vila Nova Cachoeirinha tomou posse nesta sexta-feira (19), em cerimônia que contou com a participação do SindSaúde-SP.  Os novos comsateiros foram eleitos pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras do hospital. O resultado foi divulgado pela Coordenadoria de Serviços de Saúde (CSS), da Secretaria de Estado da Saúde, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, da última terça-feira (16).

Foram eleitos Elaine Souza Pereira da Silva (61 votos); Rogério João Bezerra (56 votos); Carla Regina Spanolli da Silva (56 votos); Dimas Aparecido Pavani Silva (56 votos); Matilde Nunes de Souza (42 votos); Vilma Dantas dos Santos (37 votos); Ana Celia Maria dos Anjos (32 votos); Devanir da Silva (29 votos); Raquel Maria de Souza Regis (25 votos); Isamara Vicente dos Santos (13 votos); Daniela Mara Tripicchio (10 votos); e Andréa Fernanda dos Santos Segati (8 votos).

“A Comsat é fruto de uma luta histórica do SindSaúde-SP e uma conquista importantíssima de uma ferramenta crucial na implementação de políticas em defesa de condições de trabalho para toda a categoria. Parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras eleitas, desejo a vocês um bom mandato!”, afirmou o diretor da Região Oeste III da Capital pelo SindSaúde-SP, Silas Lauriano Neto, que esteve na cerimônia de posse.

Comsat

Durante muitos anos o SindSaúde-SP debateu com os trabalhadores da saúde a necessidade do Governo do Estado de São Paulo ter, enquanto órgão empregador, uma política de saúde para os(as) trabalhadores(as).

No setor da saúde, a discussão sempre foi dirigida ao(a) trabalhador(a) do setor privado, sem se pensar em nossa própria saúde. Para mudar esse quadro, era fundamental se ter um instrumento para organizar as ações de promoção à saúde do trabalhador da saúde.

O setor privado conta com a Norma Regulamentadora Número 5 (NR-5*), referente à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que recentemente foi implantada em algumas unidades hospitalares do Estado, onde atuam funcionários públicos contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Mas foi em 2002 que conseguimos um grande avanço para implementar esse tipo de organização no setor público. Em 27 de março daquele ano, o SindSaúde-SP assinou um acordo tripartite com a extinta Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), a Secretaria de Estado da Saúde e a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho em São Paulo, constituindo Comsat na Sucen, respeitando a legislação vigente.

O SindSaúde-SP não parou por ali e em 2006, após concentrar todos os esforços para estender essa conquista para todos os serviços públicos de saúde em nosso Estado, foi publicada a Resolução SS-5, que instituiu as Comsats em todos os hospitais e autarquias da rede pública estadual. Essa é uma conquista histórica dos(as) trabalhadores(as) públicos da saúde de São Paulo e uma grande referência para os demais estados brasileiros.

* A NR-5 Regulamenta a Cipa - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - que deu origem à COMSAT. Esta NR determina que empresas privadas e públicas, sociedades de economia mista, órgão da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores(as) como empregados(as), devam constituir uma Cipa (no nosso caso COMSAT), para cada estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento. E estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores em estabelecimentos de assistência à saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Confira as fotos da cerimônia de posse do Comsat