Sindicato unido e forte
desde 1989


    Estudo apresenta eficiência da vitamina B12 para amenizar Covid-19
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    22/08/2022

    Crédito Imagem:

    Pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Minas Gerais detectou que durante a infecção do vírus Sars-Cov-2, a vitamina B12 pode atenuar os processos de inflamação que levam ao agravamento da Covid-19.

     

    Foram comparadas amostras de sangue de voluntários sem Covid-19, com amostras de sangue de pessoas com as formas grave e moderada da doença, para a análise dos dados genéticos dos leucócitos, que são as células de defesa.

     

    O resultado foi que, com a inserção da vitamina B12, houve uma resposta antiviral dos genes infamatórios dos pacientes infectados com o Coronavírus aproximada a de pessoas saudáveis, demonstrando a eficiência da vitamina para controlar o processo de inflamação.

     

    Isso porque, a vitamina B12, de acordo com a pesquisa, ameniza o quadro conhecido como tempestade inflamatória, cuja causa é o excesso de resposta imunológica do organismo. Assim, a vitamina B12 age como reguladora desse quadro, aumentando a formação da molécula universal da substância metil, que é eficiente para a desativação de genes que contribuem para o processo inflamatório.

     

     

    IMPORTANTE

     

    Entretanto, o coordenador do estudo, Roney Coimbra, alerta que ingerir a vitamina B12 por conta própria não é uma medida de prevenção eficiente, pois o estudo apenas detectou a eficiência da vitamina para normalizar as inflamações causadas pelo Coronavírus.

     

    Essa pesquisa foi feita em Belo Horizonte, em parceria com o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, e teve a participação de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não