Saiba quais os critérios para participar de cada uma das etapas do 13º Congresso do SindSaúde-SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    24/08/2022

O SindSaúde-SP retomou o 13º Congresso em julho deste ano, trazendo como mote: “SOMOS AS ESTRELAS DO SUS”, para que possamos refletir e dialogar sobre o papel fundamental das trabalhadoras e dos trabalhadores da saúde, que merecem ser respeitados e valorizados.

O objetivo do SindSaúde-SP é ter um processo congressual bastante participativo e, por isso, mantém a tradição de realizar diversas etapas. Nesta edição, inclusive, haverá uma etapa a mais do que de costume, quando será agregado o modelo virtual, para ampliar a possibilidade de debate.

Veja a seguir como será cada uma dessas etapas e quais os critérios para a participação em cada uma delas:

ETAPAS LOCAIS - de 01 de julho a 31 de agosto de 2022

A Etapas Locais são atividades presenciais, organizada pelo diretor ou diretora regional, com o apoio dos delegados e delegadas sindicais de base (DSBs) nas unidades e equipamentos de saúde, ou até mesmo em cada um dos setores de um hospital.

A atividade será realizada no período de até 2 horas, orientada por uma Cartilha, que contém: apresentação, tema, questões para debate e instruções de registro do formulário de respostas.

Critérios: participam todos os profissionais de saúde do local de trabalho com direito a voz, independentemente, do seu regime de contratação.

É na Etapa Local que devem ser indicados até 20% do total de participantes, segundo a lista de presença e critérios de filiação, que deverão representar os(as) trabalhadores (as) do seu local de trabalho na Etapa Regional.

É importante destacar, que somente poderá pleitear participação nas etapas Regional e Estadual, quem assinar a lista de presença, for filiado(a) ao SindSaúde-SP, até a data de realização da atividade e, consequentemente, tiver o pagamento da mensalidade comprovado até a data da Etapa Estadual.

ETAPAS REGIONAIS - de 01 a 30 de setembro de 2022

A Etapa Regional também será uma atividade presencial, quando os(as) participantes farão o importante exercício de debater a organização dos(as) trabalhadores(as) de todo o estado de São Paulo. A programação começa às 9h e termina às 17h.

Critérios: participam os(as) trabalhadores(as) filiados(as) e eleitos(as) durante as Etapas Locais.

ETAPAS TEMÁTICAS (Virtuais) – de 03 a 31 de outubro de 2022

A Etapa Temática é a novidade que o SindSaúde-SP traz para essa edição do congresso, quando será agregada a experiência imposta neste último período de realizar atividades virtuais, o que possibilita ampliar o debate para mais espectadores.

Os debates serão realizados das 18h às 20h. Os(as) trabalhadores(as) que participaram das Etapas Regionais e os(as) demais delegados(as) sindicais de base do SindSaúde-SP poderão participar via plataforma Zoom, onde será possível interagir com os(as) palestrantes e debatedores. Além disso, haverá transmissão ao vivo pela página do Sindicato no Facebook (https://www.facebook.com/sindsaudesp) para o público em geral.

ETAPA ESTADUAL- de 17 a 20 de novembro de 2022

Para fechar o congresso com chave de ouro, será realizada a Etapa Estadual durante quatro dias, na cidade de São Pedro, no interior do estado de São Paulo. Na ocasião, haverá mesas que irão debater temas importantes para a categoria e serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais do SindSaúde-SP. Também haverá momentos de discussões fechadas, para que os(as) trabalhadores(as) possam debater o plano de luta do Sindicato e definir as bandeiras que serão defendidas nos próximos anos.

Critérios: participam somente delegados(as) filiados(as) ao SindSaúde-SP que estiveram nas etapas anteriores; que tenham assinado as listas de presença das Etapas Locais e Regionais; e que estão em dia com o pagamento das mensalidades.