Piso da enfermagem: SindSaúde-SP cobra do governo do estado a aplicação do novo piso nacional
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    29/08/2022

O SindSaúde-SP cobrou, por meio de Ofício, que o Governo do Estado de São Paulo explique quais serão as providências tomadas para aplicação do Piso Nacional da Enfermagem. Os ofícios foram encaminhados ao governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB); ao secretário chefe da Casa Civil, Cauê Macris; ao secretário de Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn; e ao secretário de Orçamento e Gestão, Nelson Luiz Baeta Neves Filho. Clique aqui e veja os ofícios protocolados pelo SindSaúde-SP, no dia 17 de agosto.

Com a sanção da Emenda Constitucional (EC) 124, de 2022, fica determinado que os governos federal, estaduais e municipais têm até o final deste ano para adequar a remuneração dos profissionais da enfermagem.

Para regulamentar a EC, foi sancionada a Lei no. 14.434/2022, que define  os valores do piso salarial dos(as) enfermeiros em  R$ 4.750 e pisos proporcionais de 70% deste valor para os técnicos de enfermagem (R$ 3.325) e 50% para auxiliares e parteiras (R$ 2.375).

Piso de outras categorias

O SindSaúde-SP vai travar uma nova batalha, no próximo período, na defesa da criação de um plano nacional da carreira dos(as) profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), porque considera necessário que haja a valorização de todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores da saúde.

Para acompanhar os próximos passos da luta do SindSaúde-SP em defesa da valorização da enfermagem e das demais categorias da Saúde, acompanhe nosso site, redes sociais e participe das atividades sindicais.