SindSaúde-SP realiza Etapa Regional do 13° Congresso com trabalhadores(as) da região central
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    09/09/2022

Trabalhadores e trabalhadoras da região do Centro da cidade de São Paulo realizaram a Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, nesta quinta-feira (08), no auditório da sede do Sindicato. Confira a galeria de fotos no final do texto.

O diretor da região central da capital, Paulo Antônio Marques de Moura, a secretária de organização Sindical, Roseli Ilídio, o secretário de administração e finanças Gervásio Foganholi e Joana Biava, técnica da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) fizeram a abertura da atividade, que também contou com o vídeo de boas-vindas da presidenta do SindSaúde-SP: Cleonice Ribeiro.

Também participaram da atividade a secretária de saúde do trabalhador, Janaína Luna Santos e a secretária de igualdade de oportunidades, Renata Scaquetti.

Balanço

As etapas locais da região central da capital foram realizadas entre os dias 08 e 26 de agosto, com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Na Etapa Regional, os principais temas discutidos foram as condições de trabalho, o momento político, a democracia, as eleições, as privatizações, os direitos trabalhistas e a importância do sindicato para os(as) trabalhadores(as).

Paulo, diretor da região, avaliou a atividade e afirmou que “a etapa regional foi muito produtiva, com propostas muito interessantes, os delegados tiveram muito boas ideias, com uma visão política e uma leitura muito assertiva da nossa realidade na relação de trabalho e com certeza eles contribuíram muito para o desenvolvimento do SindSaúde-SP. Entre as principais queixas dos trabalhadores, sobre as condições de trabalho, estão as terceirizações, o assédio moral, a falta de condições adequadas e a falta de diálogo, por conta do autoritarismo das gestões em suas unidades”.

Sobre a relevância do Congresso para a categoria, o diretor Paulo disse ainda que: “o 13º Congresso do SindSaúde-SP é muito importante porque, como o sindicato é uma instância de luta do trabalhador, o Congresso é o momento em que o trabalhador pode se expressar e dizer quais são os rumos que o sindicato deve tomar”.

O secretário de administração e finanças, Gervásio, falou sobre a importância do evento: "hoje fizemos a Etapa Regional da região Centro de São Paulo e foi um debate muito rico. Falamos sobre vários temas e os trabalhadores se aprofundaram em vários pontos do debate como a questão da organização no local de trabalho, as terceirizações, e a conjuntura atual que estamos vivendo”

Gervásio também contou sobre a análise dos(as) participantes: “a avaliação dos trabalhadores é de que nós precisamos nos organizar melhor no local de trabalho, eles também trouxeram propostas interessantes para resolver os problemas dos trabalhadores em suas unidades. E relataram a preocupação com a suspensão do piso da enfermagem pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), pois tanto no estado de São Paulo quanto nos municípios é necessário que os valores salariais sejam aprovados ainda esse ano, no orçamento, para o ano de 2023”.

Pautas

Pela manhã, os(as) participantes se dividiram em grupos para realizar a análise de conjuntura. Os temas principais apontados na atual conjuntura foram a privatização, a escalada autoritária, o piso salarial da enfermagem, a política e as eleições. Sobre o que está em jogo, os(as) trabalhadores(as) debateram o orçamento, a falta de estrutura e fiscalização, o assédio moral, o empoderamento, a possibilidade da volta da ditadura, a luta do patronato para impedir o exercício da lei do piso da enfermagem, a saúde, a educação, emprego, além da mudança do exercício da democracia em nosso estado e em nosso país.

Refletindo como as questões apresentadas os afeta, eles pontuaram o mal atendimento, a desvalorização e desmotivação do funcionário público, a falta de fiscalização que atinge desde o funcionário até o paciente, a piora na qualidade de vida, as diversas formas de violências, as privatizações, as Organizações Sociais de Saúde (OSSs). Mas também apontaram expectativas positivas, como a melhora do padrão de ganhos salariais e no exercício da cidadania, com a esperança de um futuro melhor.

Joana Biava, técnica do Dieese, apresentou o mapa da região, com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região central da capital. Depois os(as) trabalhadores(as), debateram sobre os desafios do mapeamento apresentado, tais como, a necessidade de explicar para a categoria qual é o papel do sindicato, mobilizar a participação dos filiados, superar a distância em relação aos trabalhadores das OSSs, valorizar o sindicato e a mobilização coletiva.

A delegada Kelly Cristina Batista Mancini, que trabalha no Hospital Pérola Byington, afirma que: “essa Etapa Regional foi sensacional, gostei dos conteúdos que foram apresentados e das estratégias perante os dados, porque se a gente trabalha através de dados, obviamente a gente vai ter um resultado mais efetivo daqui pra frente. O que eu aprendi nesse contexto, é que a formulação de um problema de uma unidade pode ser uma solução de outra unidade, e sem querer a gente acaba enfrentando as mesmas situações, isso facilita a resolução, a comunicação. Outro ponto importante foi a importância de sindicalizar as pessoas tentando resolver as questões da unidade para a gente ser mais efetivo no dia-a-dia dos trabalhadores da unidade”.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS