Trabalhadores(as) da região Oeste I realizam Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    19/09/2022

A Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, foi realizada pelos trabalhadores e trabalhadoras da região Oeste I da cidade de São Paulo nesta quarta-feira (14), no auditório da sede do Sindicato. Confira a galeria de fotos no final do texto.

Participaram da abertura do evento, José Carlos Salvador: diretor da região Oeste I da capital, Roseli Ilídio: secretária de organização sindical, Gervásio Foganholi: secretário de administração e finanças e o assessor de Formação do Persio Plensack fizeram a abertura da atividade, que também contou com o vídeo de boas-vindas da presidenta do SindSaúde-SP: Cleonice Ribeiro.

Também participaram da atividade a diretora da região de ABC, Gilvania Santos Santana, e o diretor da região oeste III da capital: Silas Lauriano Neto.

Balanço

As etapas locais da região Oeste I da capital foram realizadas entre os dias 08 e 26 de agosto, com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Os principais temas discutidos nessa Etapa Regional foram: política, eleições, saúde, desmonte do SUS e a valorização do(a) trabalhador(a).

Salvador, diretor da região, falou sobre a importância dessa atividade, “nossa etapa regional foi super importante, falamos sobre a conjuntura, fizemos um bom debate, com bons encaminhamentos para a etapa estadual do congresso”.

Para o delegado Carlos Alberto Gabriel, trabalhador da extinta Sucen, o Congresso é uma oportunidade de reunir os(as) trabalhadores(as) de todo o estado, “acabamos de terminar nossa etapa regional e tiramos algumas propostas para a gente levar para o nosso 13º Congresso. Que vai ser uma oportunidade da gente se unir com todas as regiões do estado, para um sentir a dor do outro, ter empatia pelo outro e assim a gente poder tirar ações em conjunto, que o que sofre um, sofre o outro também. Espero que a gente tenha um bom Congresso, do mesmo jeito que foi nossa etapa local. E vamos seguir em frente na luta e todo mundo junto”.

Pautas

Os(as) participantes se dividiram em grupos pela manhã, para realizar a análise de conjuntura, que teve como temas principais a saúde, política, eleições, valorização do trabalhador para toda a sociedade, privatização e o desmonte do SUS. Em relação a o que está em jogo, eles apontaram o futuro da saúde, o futuro do país onde vivemos, a defesa da democracia, a luta contra o fascismo, os direitos do trabalhador, educação, energia, a evolução dos funcionários e o respeito aos direitos adquiridos, a vida da população por conta do descaso dos governantes com a vacinação.

Sobre como estas questões apresentadas os afetam, eles pontuaram o risco da democracia, a falta de justiça social e de melhores condições de trabalho, a insegurança, a falta de interesse e de conscientização da população, a vulnerabilidade, doenças como depressão, ansiedade e a administração do SUS

Joana Biava, técnica do Dieese, apresentou o mapa da região, com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região Oeste I da capital. Na sequência, os participantes debateram sobre os desafios frente ao mapeamento apresentado, tais como a necessidade de aumentar o número de filiados apresentando as vitórias sindicais; a resolução de conflitos nos locais de trabalho; e a necessidade de integração dos(as) trabalhadores(as) com as outras regiões.

A delegada Maria Regina, trabalhadora da UBS jardim Vera Cruz, falou sobre a atividade e a importância da participação da categoria no 13º Congresso, “foi ótima essa etapa do Congresso! Esse é o segundo Congresso que eu participo, eu acho excelente porque a verdade tem que ser dita, a situação tem que ser demonstrada e tem muitas coisas que nós temos que fazer ainda. Porque nós vamos lutar pela população toda e nós somos a população. Temos que ter essa participação porque a saúde não é brincadeira, temos respeito pelas pessoas e devemos ser respeitadas também. Então, essas etapas do Congresso que o sindicato faz são muito boas para incluir a gente, e juntos podermos mudar um pouco a história da saúde. Muita coisa já foi discutida, mas ainda temos muito a fazer”.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS