Etapa Regional do 13° Congresso SindSaúde-SP é realizada por trabalhadores(as) da Oeste II
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    20/09/2022

Trabalhadores e trabalhadoras da região Oeste II da cidade de São Paulo realizaram a Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS no auditório da sede do Sindicato, nesta quinta-feira (15). Confira a galeria de fotos no final do texto!

O diretor da região Oeste II da capital, Rinaldo de Novaes Gomes, a secretária de organização sindical Roseli Ilídio, e a técnica do Dieese, Joana Biava, fizeram a abertura da atividade, que também contou com o vídeo de boas-vindas da presidenta do SindSaúde-SP: Cleonice Ribeiro.

Balanço

As etapas locais da região Oeste II da capital foram realizadas entre os dias 08 e 26 de agosto, com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Os principais temas discutidos nessa Etapa Regional foram: eleições, políticas públicas de saúde, terceirização e sucateamento dos equipamentos públicos.

Rinaldo, diretor da região, disse que foram debatidas questões importantes para o sindicato durante a atividade, “nós aqui estamos de parabéns! Fizemos um bom debate, que vamos levar para a etapa estadual. E nós pensamos aqui o que é o nosso Sindicato, e o que nós queremos para ele. Nós já discutimos desde a etapa local, e agora na regional, que não é só a nossa luta, mas a luta do ser humano como um todo, a dignidade da pessoa humana. É isso que nós discutimos, além de outras questões que eu tenho certeza que as demais regiões conversaram, debateram e nós vamos aprovar excelentes propostas para o próximo período. Então, muito obrigado a todos! Deus abençoe todos! E vamos à luta!”

Iramara Paulino Bonifácio, funcionária do hospital Darcy Vargas, nos contou sobre a atividade, “falamos da importância do sistema SUS, de todos os trabalhadores estarmos juntos e unidos para questões de todos os lugares, independente do hospital, seja na zona norte ou zona sul. E eu gostaria que mais mulheres viessem participar como delegadas sindicais de base, é muito importante a força da mulher estar aqui junto com a gente. Nós somos um elo, e se um elo não tá bem apertado os outros elos vão abrir. Então a gente tem que mudar a sociedade. Mudar como? Convencer o meu colega de trabalho que ele é importante para essa luta, que essa luta é de todos. Então essa luta envolve condições de trabalho, nosso emocional, um ambiente mais relaxado e o melhor atendimento à população. Nós somos usuários, somos contribuintes e somos trabalhadores”.

Pautas

Pela manhã, os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura, que teve como temas principais políticas públicas de saúde, eleições, terceirização e sucateamento dos equipamentos públicos. A respeito do que está em jogo, eles pontuaram: a melhoria ou piora da vida do povo brasileiro depois das eleições, o trabalho, o bem-estar e a integridade, a falta de concursos públicos e o déficit de funcionários.

Em relação a como estas questões os afetam, eles apontaram: a saúde emocional; a vida financeira; as doenças psicossomáticas e físicas; a incerteza no futuro; o rendimento profissional e o plano de carreira.

Depois, Joana Biava, técnica do Dieese, apresentou um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região Oeste II da capital. Na sequência, os participantes debateram sobre os desafios frente ao mapeamento apresentado, tais como a necessidade de divulgar o Sindicato, as conquistas e as propostas sindicais nas unidades de saúde, a luta pelo Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) e pelo cumprimento da data-base.

Sobre a importância do 13º Congresso, a delegada Iramara afirma que “é importante participar desse Congresso. Nós vivemos uma pandemia na qual perdemos vidas, perdemos amigos, tivemos que se reinventar nessa pandemia. Eu sou uma funcionária que, desde 2002, estou participando ativamente e é importante para o crescimento político e para as questões da vida pessoal.  Ao participar de um Congresso desse, você cresce politicamente, tem outra vivência e abre um leque de ideias. Você conhece outros trabalhadores e cada um expõe da sua maneira. Então vir participar do 13º Congresso, é importante pois falamos de questões trabalhistas, e também de melhorias para o Sindicato. O que a gente constrói agora é para as novas gerações, por isso a gente tem que deixar uma base bem construída.”

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS