Etapa Regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP é realizada na região ABC/Mauá
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    29/09/2022

Trabalhadoras e trabalhadores da região ABC/Mauá realizaram a Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, na última sexta-feira (23), no auditório do Sindicato dos Químicos do ABC.

Participaram da abertura da etapa a diretora da região do ABC/Mauá, Gilvânia Santos Santana; a secretária de Organização Sindical e membro da Comissão Organizadora do 13º Congresso, Roseli Ilídio; a secretária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e membro da Comissão Organizadora, Janaína Luna; e a técnica do Dieese, Joana Biava. Na ocasião também foi exibido o vídeo de boas-vindas da presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro.

A convite do SindSaúde-SP, análise de conjuntura foi conduzida por Eliane Cruz, que é educadora popular, assistente social, mestra em Direitos Humanos, doutora em Bioética e pesquisadora em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Balanço

A etapa regional contou com a participação de 13 trabalhadoras e trabalhadores da região do ABC/Mauá, que engloba as cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e o Hospital do Heliópolis, devido à sua proximidade com a cidade de São Caetano, que discutiram sobre as condições de trabalho, a saúde mental dos profissionais da saúde, questões sociais e políticas.

Gilvânia, diretora da região, fala sobre a atividade e a parceria com o Sindicato dos Químicos de Santo André. “Hoje a gente participou, aqui na região do ABC/Mauá, da nossa Etapa Regional do 13º Congresso do SindSaude-SP, e debatemos temas muito importantes. Mas, para mim, a importância maior foi a participação dos trabalhadores que vieram aqui, fizeram o debate, ajudaram e tiraram propostas para a gente levar para a Etapa Estadual”, avaliou a diretora e completou: “Quero agradecer também, o Sindicato dos Químicos pelo espaço que eles forneceram, somos sindicatos parceiros e toda vez que a gente precisa eles oferecem o espaço, eles são amigos da direção do SindSaude-SP. Fica aqui também meu agradecimento a todos os delegados sindicais de base e aos trabalhadores que participaram hoje dessa Etapa Regional contribuindo com nosso 13º Congresso levando propostas para a Etapa Estadual e debatendo para que a gente implemente depois aqui na nossa região.”

Pautas

Durante a manhã, os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura, que teve como principais temas: condições de trabalho, política atual, saúde mental, questão social e política econômica pós-pandemia. A respeito do que está em jogo, foi pontuado: qualidade de vida e do trabalho; o futuro da saúde, educação e segurança; o desemprego e o poder de compra; políticas públicas e segurança.

Sobre como estas adversidades os afetam, eles apontaram: a capacidade laborativa, as doenças; as incapacidades e afastamentos que repercutem no cuidado; a ignorância e alienação; a participação sindical dos(as) trabalhadores(as) aposentados(as); a pobreza extrema e a falta de perspectiva em um futuro incerto; o aumento do desemprego, da fome, da violência e da falta de moradia.

Joana Biava, técnica do Dieese, apresentou na sequência, um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região do ABC/Mauá. Depois, os participantes debateram sobre os desafios frente ao mapeamento apresentado, tais como: a necessidade de dar visibilidade aos trabalhadores(as) aposentados(as) e de se fazer uma campanha positiva do sindicato; a divulgação das lutas e vitórias sindicais; a negociação com a gestão, a visibilidade do sindicato dentro do local de trabalho; fortalecer as Comissões de Saúde do Trabalhador (Comsats), como porta de entrada para o sindicato; e a necessidade de preparar os trabalhadores para os grandes debates sobre os seus direitos.

Já no período da tarde, foi discutido uma das mudanças propostas pelo SindSaúde-SP para ampliar e melhorar a organização sindical. “Falamos sobre a Comissão Regional dos Delgados Sindicais de Base, onde a gente vai fazer o mapeamento e um trabalho em conjunto da região toda de São Paulo para a gente fazer uma luta, um trabalho mais ardiloso. Vai ser difícil, porque a maioria dos trabalhadores estão muito desestimulados pela falta de salários e devido aos salários defasados. Também faltam insumos para a gente trabalhar. Então, a estima do trabalhador da saúde está muito debilitada e acho que esse movimento dessa Comissão deve dar um ‘up’ para todos nós e vamos ver se a gente consegue ir com essa luta pra frente”, pontuou Silene Maria Nunes, delegada sindical de base, que trabalha no Instituto Adolph Lutz.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS