Etapa Regional do 13º Congresso é realizada pelos(as) trabalhadores(as) da região de Araçatuba
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    03/10/2022

Trabalhadores e pelas trabalhadoras da região de Araçatuba realizaram a Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP: SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, na Regional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) da cidade de Araçatuba, no sábado (24). Confira a galeria de fotos no final do texto.

Sandra Cristina Rodrigues Daher, diretora da região de Araçatuba e o assessor de formação Pérsio Plensack fizeram a abertura da atividade, que também contou com a exibição do vídeo de boas-vindas da presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro.

Balanço

As Etapas Locais da região de Araçatuba foram realizadas nos meses de julho e agosto, com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Nessa Etapa Regional os principais temas discutidos foram as eleições e o piso da enfermagem.

Sandra, diretora da região de Araçatuba, fala sobre a atividade,
    “a Etapa Regional foi muito boa, foi produtiva, elas também ficaram bastante contentes com a atividade, a gente conseguiu encaminhar várias diretrizes para a Etapa Estadual do Congresso, o pessoal está muito animado, a maioria já participou e só temos uma delegada que está indo pela primeira vez. Eu acho importante essa retomada dos Delegados Sindicais de Base, ajuda muito a gente aqui na região e as meninas participam mais, porque elas têm um retorno do que está acontecendo lá em São Paulo e ficam mais engajadas no movimento sindical. Parece que dá um ânimo, um fôlego para elas participarem mais”.

Pautas

Os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura durante a manhã, que teve como principais temas: o piso da enfermagem e as eleições. Em relação ao que está em jogo, eles apontaram o futuro do país e os salários.

Sobre como isso os afetam, eles falaram sobre o reconhecimento da categoria e a vida funcional que está ligada a isso.

Na sequência, foi apresentado, pelo assessor Pérsio, um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região de Araçatuba. Depois, os(as) participantes debateram sobre os desafios frente ao mapeamento apresentado, tais como: o debate sobre a representação das OSS, a necessidade de manter os sindicalizados por consciência política, as estratégias de sindicalização, a luta pela realização de concurso público e a desmotivação da categoria.

No período da tarde, a discussão foi sobre uma das mudanças propostas pelo SindSaúde-SP para ampliar e melhorar a organização sindical.

A delegada Aferbeca Aguiar Bacelar, falou sobre essa Etapa Regional, “hoje eu achei uma etapa excelente, com novas visões. Essas Etapas Regionais são extremamente importantes, até para dar uma revigorada nas delegadas, nos delegados e nos diretores sindicais. Estamos vivendo eras difíceis sobre muitas atribulações, mas nós estamos muito otimistas. E a etapa de hoje foi fundamental para mais um crescimento, desenvolvimento, e deixou a gente com novas visões e com muitas expectativas para a Etapa Estadual do 13º Congresso. Inclusive uma das coisas que nós discutimos hoje foram as capacitações dos conselheiros para adentrarem o Conselhos Municipais de Saúde. As nossas lutas começam dentro de um Conselho Municipal de Saúde, e a capacitação para o delegado sindical de base é muito importante, e é com a conscientização da participação dele, junto com os sindicatos e com os Conselhos municipais de saúde, que nós podemos fazer algumas transformações e nos assegurarmos dos nossos direitos”.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS