Trabalhadores(as) da região de Lins realizam Etapa Regional do 13º Congresso
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    04/10/2022

A Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, foi realizada na região de Lins, na subsede da região, na quarta-feira (28). Confira a galeria de fotos no final do texto.

O diretor da região de Lins, Arlindo Rodrigues Cruz Junior, o secretário de comunicação e membro da comissão organizadora do 13º Congresso, Antônio José Dechechi, e o assessor de formação Pérsio Plensack, fizeram a abertura da atividade, que também contou com a exibição do vídeo de boas-vindas da presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro.

Também esteve presente o secretário de administração e finanças, e membro da comissão organizadora do 13º Congresso, Gervásio Foganholi, que fez a análise de conjuntura.

Balanço

As Etapas Locais da região de Lins foram realizadas nos meses de julho e agosto, com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Nessa Etapa Regional os principais temas discutidos foram a política, as eleições, as guerras, a crise econômica e social.

O secretário de comunicação, Antônio, fez uma análise dessa etapa, “hoje aconteceu mais uma Etapa Regional do 13º Congresso, e estamos na região de Lins, uma região importante e com participação de bastante trabalhadores da ativa, com um processo de contribuição de propostas para a Etapa Estadual, de fortalecimento das comissões regionais, organizando, se preparando com reuniões periódicas e se projetando para uma forte campanha de filiação de todos os trabalhadores da saúde no estado de São Paulo”.

Arlindo, diretor regional de Lins, fala sobre a participação dos(as) trabalhadores(as) da região, “nós temos alguns equipamentos aqui que é o Cais Clemente Ferreira e o Hospital Geral de Promissão hoje a gente participou da Etapa Regional do Congresso, contamos com a participação do pessoal da ativa e também dos inativos, discutimos também as comissões regionais sindicais, que é muito importante para essa organização. Nas comissões foi discutido o fortalecimento do sindicato através de filiações, através da participação com as secretarias do sindicato, dessa integração. Eu acho que isso foi muito importante porque dá uma motivação a mais para o pessoal, principalmente aos delegados sindicais. A avaliação do pessoal foi ótima, e elegemos os delegados que vão participar da Etapa Estadual do 13º Congresso do SindSaúde-SP”.

Pautas

Durante a manhã os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura, que teve como temas principais: a crise econômica e social, as eleições, a política e as guerras. Sobre o que está em jogo, eles apontaram a democracia, nossos direitos, o poder de manipulação do cidadão, o sucateamento do emprego público, o aumento da fome e da pobreza, o custo de vida, a saúde sucateada, o desemprego, a liberdade de expressão, os direitos trabalhistas, o salário, o emprego, a habitação, a educação, as mudanças econômicas e as mudanças de leis.

Em relação a como isso os afetam, eles responderam a respeito dos descontos dos aposentados, os concursos públicos, a valorização do serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), o desemprego, a segurança, a falta de assistência e a retirada dos programas assistenciais, a insegurança alimentar, o retrocesso dos direitos fundamentais, a diminuição do funcionalismo público, o aumento de doenças, da violência, do analfabetismo e a insegurança generalizada.

Na sequência, foi apresentado pelo assessor Pérsio, um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região de Lins. Depois, os(as) participantes debateram sobre os desafios frente ao mapeamento apresentado, tais como: o combate as ações anti-sindicais, aprimorar o diálogo e a conscientização sobre o papel do sindicato, identificar e combater os assédios nos locais de trabalho, observar quis as melhores táticas e estratégias para avançar nos processos de negociação e luta.

No período da tarde, a discussão foi sobre uma das mudanças propostas pelo SindSaúde-SP para ampliar e melhorar a organização sindical.

Para a técnica e auxiliar de enfermagem Ana de Souza Martins Pereira, que trabalha no Cais Clemente Ferreira, em Lins, essa foi uma oportunidade de reencontrar os(as) colegas que ficaram afastados durante a pandemia, “a minha expectativa para a etapa de hoje era o reencontro dos companheiros e companheiras. As pautas que foram discutidas já eram coisas que vinham sendo acumuladas nesse período de dois anos que a gente não tinha esse encontro, não tinha esse contato, foi algo muito bom, muito bem articulado, todo mundo participou das discussões, apresentou suas opiniões e tudo o que era para ser discutido, nós conseguimos chegar num contexto geral das nossas ações, o que é preciso ser feito, o que é preciso ser colocado em pauta para que venha a ser feito no futuro, foi um encontro bem aproveitável”.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS