Trabalhadores(as) da região Oeste III realizam análise de conjuntura durante a Etapa Regional do 13º Congresso
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    11/11/2022

A Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP: SOMOS AS ESTRELAS DO SUS foi realizada por trabalhadores e trabalhadoras da região Oeste III da Capital na   sede do SindSaúde-SP no dia 07 de outubro. Confira a galeria de fotos no final do texto.

Participaram da abertura do evento, o diretor da região Oeste III da Capital, Silas Lauriano Neto, as integrantes da Comissão Organizadora do 13º Congresso: a secretária de organização sindical, Roseli Ilidio, e a diretora da região do ABC, Gilvania Santos Santana. Na ocasião também foi apresentado o vídeo de boas vindas da presidenta do SindSaúde-SP Cleonice Ribeiro.

Balanço

Nos meses de julho e agosto foram realizadas as Etapas Locais da região Oeste III da Capital, com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Nessa Etapa Regional os principais temas discutidos foram: eleições, política e desvalorização salarial.

A diretora Gilvania falou sobre a atividade e os debates para o fortalecimento da luta sindical, “nessa Etapa Regional da Oeste III a participação dos trabalhadores foi muito importante. Eu, enquanto integrante da Comissão Organizadora, fico muito feliz que os trabalhadores venham, tragam propostas para que a gente discuta ações em conjunto na Etapa Estadual do 13º Congresso. Para mim, a importância maior foi os trabalhadores discutirem a união dos locais de trabalho, aonde eles avaliam que a gente tem que traçar metas e estratégias conjuntas. E isso foi o fortalecimento dessa regional. Parabenizo a todos os trabalhadores da Oeste III por terem vindo e se comprometido a estarem aqui junto com a gente. Parabéns a direção do SindSaúde-SP, a nossa Comissão Organizadora e os nossos trabalhadores que estão empenhados a todo o momento em fazer um trabalho maravilhoso para o nosso 13º Congresso. Muito obrigada a todas e todos!”

Silas, diretor da região Oeste III da capital avaliou o debate dos(as) trabalhadores, “nós acabamos de fazer a nossa Etapa Regional aqui no SindSaúde-SP, acho que foi uma etapa muito produtiva e muito enriquecedora. O debate foi extremamente relevante e acho que os encaminhamentos que a gente traz é pelo fortalecimento, pela mobilização e pela organização. Temos aí alguns desafios referentes a essa participação como a própria Comissão Regional, que foi uma ideia muito bem aceita, bem trabalhada. Acho que foi extremamente positivo para a gente efetivamente conseguir realizar essa unidade, essa organização sem a qual não vamos ter êxito na atividade sindical que nos cabe, que nos é colocada como tarefa. Então eu acho que foi extremamente positivo e vamos levar essas propostas para a Etapa Estadual do nosso 13º Congresso, e lá vamos discutir todo mundo junto para que a gente possa efetivamente conseguir atingir esse grau de maturidade, de dignidade e avançar na luta. Vivemos um período extremamente complicado, mas também com muita esperança, com muita garra a gente vai reverter essa situação, eu não tenho a menor dúvida. A gente está num momento de esperançar, estamos juntos nessa batalha!”

Pautas

Os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura durante a manhã, que teve como principais temas: a perda da insalubridade, a política e as eleições.

Em relação ao que está em jogo, eles apontaram o futuro do país, a privatização e o retrocesso dos direitos conquistados.

Sobre como isso os afetam, eles falaram sobre as questões sociais, a democracia, os salários e a saúde mental.

Na sequência, foi apresentado um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região Oeste III da Capital. Depois, os(as) participantes debateram sobre os desafios apresentados, tais como a mobilização sindical e o fortalecimento das comissões sindicais de base.

No período da tarde, a discussão foi sobre uma das mudanças propostas pelo SindSaúde-SP para ampliar e melhorar a organização sindical.

A delegada Vera Lucia de Barros, trabalhadora aposentada, falou sobre a importância dessa Etapa Regional, “eu achei muito construtiva a atividade de hoje, com essa retomada das Comissões de Delegados Sindicais de Base para o estado todo. A troca de experiencia e de conhecimento vai melhorar as atividades. E esse intercâmbio entre as zonas do estado de São Paulo foi muito esclarecedor para nós lutarmos mais, no 13º Congresso que se aproxima”.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS