Trabalhadores(as) da região de Sorocaba realizam Etapa Regional do 13º Congresso
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    11/11/2022

A Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP: SOMOS AS ESTRELAS DO SUS foi realizada por trabalhadores e trabalhadoras da região de Sorocaba em setembro. Confira a galeria de fotos no final do texto.

Participaram da abertura do evento, a diretora da região de Sorocaba, Cíntia Lopes de Oliveira, o adjunto da secretaria de assuntos jurídicos, André Antonio Fonseca Diniz (Pudim), o adjunto secretaria geral, Benedito Augusto (Benão), o secretário de comunicação, Antonio José Dechechi, que também integra a Comissão Organizadora do 13º Congresso e o assessor de formação Pérsio Plensack. Na ocasião também foi apresentado o vídeo de boas vindas da presidenta do SindSaúde-SP Cleonice Ribeiro.

Também estava presente o secretário de administração e finanças Gervásio Foganholi, que é o membro da Comissão Organizadora do 13º Congresso.

Balanço

Nos meses de julho e agosto foram realizadas as Etapas Locais da região de Sorocaba com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Nessa Etapa Regional os principais temas discutidos foram as eleições, a democracia, a perda do poder aquisitivo, a fome, o desemprego e o piso salarial.

André Pudim, adjunto de assuntos jurídicos, explicou a importância dessa Etapa Local na região, “muito importante essa atividade realizada aqui em Sorocaba, não só pela mobilização dos trabalhadores, mas principalmente para reafirmar o nosso compromisso com a democracia em um país aonde o estado democrático de direito vem sendo atacado sistematicamente. Eventos e atividades como essa asseguram o compromisso do SindSaúde-SP com a democracia. E de fato, tudo o que nós estamos debatendo aqui e levando para o Congresso vai junto com essa bandeira que é a democracia, nossa bandeira e a nossa defesa!”

O secretário de comunicação Antônio Dechechi, falou sobre o debate realizado pelos(as) trabalhadores(as), “foi importante a participação dos trabalhadores da saúde debatendo questões sobre a organização nos locais de trabalho da região e contribuindo para a Etapa Estadual. Uma contribuição importante da região de Sorocaba foi a construção de um calendário pré-determinado para os encontros regionais das delegadas e delegados sindicais de base, isso torna o sindicato mais forte”.

O adjunto da secretaria geral, Benedito (Benão), falou sobre um dos temas discutidos que foi o Piso da Enfermagem, “uma das maiores conquistas que houve esse ano foi o Piso Nacional da Enfermagem, sem dúvida isso vai refletir em toda a classe trabalhadora da saúde, do SUS e do setor privado. Isso é uma reivindicação antiga, que agora faz parte da Constituição. Eu acho que é um grande momento da nossa vida, uma luta histórica e antiga da enfermagem, que teve um papel estratégico importante no período da pandemia. Nada mais justo do que essa categoria ser contemplada pelo Piso Nacional de Enfermagem, que ainda não está em execução, mas é uma luta de toda a classe trabalhadora e todos aqueles que entendem que o SUS é importante para o nosso país.”

Para a diretora da região, Cíntia, as discussões foram muito positivas, “a Etapa Regional de Sorocaba está sendo muito produtiva, os delegados estão dando sugestões sobre como podemos fazer novas filiações e resgatar as comissões regionais. Cada um deles com uma função para poder ajudar a diretoria na direção regional, e mostrar aos trabalhadores o que o sindicato realmente faz por eles e quem é o sindicato, que na verdade somos todos nós”.

O trabalhador Antônio Sergio Ismael, contou como foi a sua atuação sindical histórica no SindSaúde-SP, “eu comecei a trabalhar no sindicato quando teve os primeiros movimentos ainda com o governo Maluf, e não tinha a possibilidade de ter sindicato, nós estávamos no governo militar, que não permitia sindicalização. Nós fundamos a Asses, que é a Associação dos Servidores da Secretaria de Saúde e que na redemocratização fundou o SindSaúde-SP. Participamos da delegação expressiva de Sorocaba na Assembleia de fundação o SindSaúde-SP e temos participado desde então em todas as lutas pela saúde. Foi muito boa essa Etapa Regional e a luta nossa vai continuar, porque nós temos muita coisa para conquistar ainda e defender o nosso Sistema Única de Saúde”.

Pautas

Os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura durante a manhã, que teve como principais temas: a democracia, o piso salarial, o desemprego, a perda do poder aquisitivo, as eleições e a fome.

Em relação ao que está em jogo, eles apontaram o jogo político, a democracia, a liberdade, a sobrevivência, o salário, as políticas públicas, o funcionalismo público, o futuro democrático e trabalhista.

Sobre como isso os afetam, eles falaram sobre a falta de investimentos na área da saúde, a retirada de direitos trabalhistas, o desmantelamento do Sistema Único de Saúde (SUS), as condições de trabalho, o acesso aos serviços públicos, a diminuição da renda e o aumento da pobreza.

Na sequência, foi apresentado, pelo assessor Pérsio, um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região de Sorocaba. Depois, os(as) participantes debateram sobre os desafios apresentados, tais como aprimorar a divulgação do trabalho sindical, as comissões sindicais regionais, a visão distorcida do meio sindical, o debate sobre a saúde do trabalhador, a participação nos conselhos gestores das OSS e o resgate histórico das conquistas do sindicato.

No período da tarde, a discussão foi sobre uma das mudanças propostas pelo SindSaúde-SP para ampliar e melhorar a organização sindical.

A trabalhadora Maria Aparecida Brazil, avaliou o debate dessa Etapa Regional, “nós sabemos das nossas conquistas e da importância do Congresso. Eu também fui da direção do SindSaúde-SP e a gente sabe o quanto o nosso sindicato é um sindicato honesto, nós só temos a agradecer. Então a gente espera agora que essas resoluções que foram para o Congresso sejam cumpridas, vamos batalhar para que isso aconteça porque a gente sabe que não é fácil, não depende só de nós trabalhadores, mas sim dos governantes. Então a gente sabe dessa luta e o quanto é importante o sindicato. Parabéns a todos!”

Este não é o primeiro Congresso que a aposentada Benedita Lyra Bruni (Benê), participa, ela também já atuou na direção do SindSaúde-SP e nos contou o que achou da atividade, “eu achei várias coisas muito melhores que nos anteriores, a apresentação do documento inclusive, as mudanças que teve, só não mudou o cerne da questão. Mudou a composição da comissão sindical e isso inclusive ajuda muito mais os delegados sindicais a se informarem e abrange um número bem maior de trabalhadores. Porque se ficar tudo para o diretor regional é difícil, ele tendo ajuda, fazendo um plano de trabalho, abrange bem mais trabalhadores, porque as pessoas as vezes se queixam de falta de informação do que o sindicato faz e a comissão vai ajudar bastante.  E achei muito bom!”

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS