Sindicato unido e forte
desde 1989


    Janeiro Branco: campanha pela saúde mental
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    10/01/2023

    Crédito Imagem:

    A campanha Janeiro Branco é realizada no primeiro mês do ano, para inspirar as pessoas a refletirem sobre as suas vidas e os objetivos que pretendem alcançar. A cor branca representa telas ou folhas em branco, nas quais são possíveis desenhar, projetar ou escrever expectativas, mudanças ou histórias que sonhamos ou desejamos realizar.

     

    A campanha Janeiro Branco tem como objetivo a conscientização para que as pessoas cuidem da saúde mental. Neste ano de 2023, o tema da campanha Janeiro Branco é: “A vida pede equilíbrio”, diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos.

     

    Essa ação de conscientização é importante devido ao grande número de pessoas acometidas por doenças mentais, inclusive no ambiente de trabalho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, em junho de 2022, o “Relatório Mundial de Saúde Mental”, no qual se constatou que, as questões sociais amplificadas pelo trabalho – incluindo a desigualdade e a discriminação – afetam de maneira negativa a saúde mental. As queixas principais de assédio no local de trabalho são a violência psicológica e o bullying. Entretanto, as discussões e divulgações sobre a saúde mental são consideradas um tabu nos meios de trabalho.

     

    Entre as diretrizes globais da OMS, sobre saúde mental no trabalho, estão o enfrentamento aos riscos para a saúde mental, tais como cargas de trabalho excessivas e outras condições que criem angústia no ambiente ocupacional. Outra recomendação é que a gerência seja capacitada para evitar o estresse no ambiente de trabalho e responder aos trabalhadores e trabalhadoras que estejam com a saúde mental em risco.

     

    De acordo com o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus: "É hora de se concentrar no efeito prejudicial que o trabalho pode ter em nossa saúde mental."  

     

    “O bem-estar do indivíduo é motivo suficiente para agir, mas a má saúde mental também pode ter um impacto debilitante no desempenho e na produtividade de uma pessoa. Essas novas diretrizes podem ajudar a evitar situações e culturas de trabalho negativas e oferecer proteção e apoio à saúde mental muito necessários aos trabalhadores”, concluiu Tedros.

     

    Com informações da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não