Capital: Pré-conferências de saúde começam este mês
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    12/01/2023

As etapas preparatórias para 21ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo (CMSSP) começam neste mês e vão até o dia 15 de março. Até o momento, já foram confirmadas as duas atividades:

- 21/01, STS da Penha, das 8h às 17h. Local: Universidade Paulista (Unip) – Campus Tatuapé, localizado na Rua Antônio Macedo, 505;

- 28/01, STS Butantã, das 8h às 17h. Local: EMEF Desembargador Amorim Lima, localizada na Rua Prof. Vicente Peixoto, 50.

Para saber a data e local de cada uma das pré-conferências das 27 Supervisões Técnicas de Saúde (STS), das seis Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) da capital (Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudeste e Centro), acompanhe a divulgação do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo no Facebook: https://www.facebook.com/conselhosaudesp/.

Outras 11 pré-conferências já têm datas previstas e ainda aguardam confirmação. Veja a seguir quais são e se programe para participar:

CRS Leste

- 03/02, STS Itaim Paulista. Local: CEU Curuçá - Irene Ramalho, localizado na Avenida Marechal Tito, 3452;

- 04/02, STS Cidade Tiradentes. Local: CEU Inacio Monteiro, localizado na Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n;

- 11/02, STS São Miguel Paulista. Local: Subprefeitura de São Miguel Paulista;

CRS Norte

- 08/02, STS Freguesia do Ó/ Brasilândia. Local: CCJ Ruth Cardoso, localizado na Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641;

- 09/02, STS Vila Maria/ Vila Guilherme. Local: Uninove (a decidir);

- 14/02, STS Perus. Local: Provavelmente será no CEU Perus;

- 02 ou 09/03, STS Santana/Jaçanã. Local: Provavelmente será na APCD;

- 04/03, STS Casa Verde/ Cachoeirinha. Local: Provavelmente será na Fábrica de Cultura;

CRS Sudeste

- 04/02, STS Mooca/Aricanduva. Local: Provavelmente será na Universidade São Judas;

- 04/03, STS Ipiranga. Local: Centro Universitário São Camino-Ipiranga, localizado na Avenida Nazaré, 1501;

- 11/03, STS Vila Mariana/Jabaquara, Local: CEU Caminho do Mar;

Conferência

Essa etapa é preparatória para construir o conjunto de diretrizes a serem discutidas na 21ª CMSSP, que será realizada durante os dias 28, 29 e 30 de abril de 2023, e terá como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

É importante destacar que segundo o Parágrafo 3º do Regimento “todos(as) os(as) participantes do segmento dos(as) trabalhadores(as) da administração direta, indireta, Organização Social de Saúde - OSS ou contratados(as) que necessitarem, terão garantida a liberação do ponto no seu local de trabalho na data da respectiva Pré-Conferência”, além disso será entregue certificado, no qual informa a carga horária da atividade (clique aqui e tenha acesso ao documento na íntegra).

Também são nas pré-conferências que são eleitos os delegados e delegadas que irão participar da 21ª CMSSP, que é preparatório para a 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo e está prevista para acontecer entre os dias 29 e 31 de maio deste ano.

Posteriormente será realizada a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde, a última etapa de discussões do planejamento do Sistema Única de Saúde (SUS), será realizada 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.

A 17ª CNS dá continuidade aos debates sobre o fortalecimento e aprimoramento do SUS que aconteceram na 16ª CNS (8ª+8), em 2019, quando foram delineadas proposições e reivindicações para o desenvolvimento nacional e qualidade de vida da população.

Faça sua parte

Compartilhe com todos os interessados na construção da política pública de saúde no Município de São Paulo.

Participe! Vem com a gente defender o SUS!

#21CMSSP, #17cns, #ParticipaçãoSocial, #ParticipaçãoPopular, #CNS, #SUS, #EmDefesaDoSUS, #VivaoSUS

Com informações do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo e do CNS