AMA Jd. Noroeste recebe nome de Carlos Neder
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    12/01/2023

O médico Carlos Neder – parceiro do SindSaúde-SP em diversas lutas e que teve uma atuação política importante para a saúde pública, em seus mandatos de vereador da capital e deputado do estado de São Paulo –, dará nome à Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Jd. Noroeste, que passará ser chamada de AMA Jd. Noroeste – Dr. Carlos Neder.

A homenagem ao médico, que faleceu no dia 25 de setembro de 2021 após complicações causadas pela Covid-19, foi sacramentada por meio da Lei Municipal de São Paulo 17,908, de 11 de janeiro de 2023.

Nascido em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul (MS), Carlos Neder mudou-se para a cidade de São Paulo em 1970, e se formou pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1979. Durante esse período, ele atuou na formação dos primeiros movimentos populares, conselhos e comissões de saúde.

Assumiu o cargo de médico no Centro de Saúde da Cidade A. E. Carvalho, na Zona Leste da capital e tornou-se diretor de Planejamento do Módulo de Saúde de Itaquera. Durante o mandato da prefeita Luiza Erundina, foi chefe de gabinete e secretário de saúde da cidade de São Paulo. Obteve o título de Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a pesquisa sobre organização dos movimentos populares de saúde na cidade de São Paulo.

Atuação política

A família de Carlos Neder atuou na luta contra a ditadura militar. Ele foi um ativista pela redemocratização do país durante o curso de medicina, integrando o Centro Acadêmico Oswaldo Cruz.

Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito vereador em 1996 e exerceu quatro mandatos na Câmara Municipal de São Paulo. Na Assembleia Legislativa, teve três mandatos como deputado estadual de SP.

Carlos Neder sempre fiscalizou o poder executivo enquanto foi vereador e deputado, com investigações e denúncias históricas. Foi autor de diversos requerimentos e representações ao Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e Poder Judiciário para investigar irregularidades, tais como, funcionários fantasmas; superfaturamento na compra de frango (conhecida como Frangogate), planos de saúde privados, programa Leve-leite, Santas Casas e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Sociais de Saúde (OSS).

Produção legislativa

Sua atuação legislativa também é extensa, com mais de 100 projetos em políticas públicas nas áreas de ciência e tecnologia, saúde, educação, direitos dos servidores, reforma agrária, controle público e transparência. Foi autor de mais de 60 leis, com destaque para os conselhos gestores da saúde; dos parques municipais e Centros Educacionais Unificados (CEUs); incentivo ao aleitamento materno; direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAS); Banco do Povo; entre outras.

Além de leis que estabelecem instâncias participativas na área da saúde, como os Conselhos Gestores do SUS e o Fórum Suprapartidário em Defesa do SUS e da Seguridade Social (criado pelo mandato mediante a Resolução n.º 845/05).

Homenagem no 13º Congresso do SindSaúde-SP

Carlos Neder participou da abertura do 12º Congresso do SindSaúde-SP, em 2018 e sempre esteve presente ao lado dos trabalhadores e das trabalhadoras da saúde nas lutas por melhores condições de trabalho e em defesa do SUS.

Foi homenageado durante a realização do 13º Congresso do SindSaúde-SP: SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, com a Praça Carlos Neder, que foi cenário do palco do evento. Ao longo dos quatro dias do Congresso, foi lembrado e celebrado pelos participantes.

Carlos Neder presente!

Com informações do site Carlos Neder