Sindicato unido e forte
desde 1989


    Falta de pagamento: Trabalhadores terceirizados do Ambulatório do Mandaqui ficam sem salário e deixam de fazer atendimento na manhã da última quarta
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    11/03/2023

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    Recebemos a denúncia de trabalhadores que a recepção do Ambulatório do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, localizado na zona norte da capital paulista, ficou sem nenhum trabalhador para fazer o atendimento na manhã da última quarta-feira, 8 de março, por conta da falta de pagamento.

     

    Os trabalhadores são de uma empresa terceirizada, chamada Inovação Comércio Serviços Ltda., e ficaram sabendo, informalmente, que deixaram de receber devido ao atraso no repasse da verba, por parte do governo do Estado de São Paulo.

     

    Segundo um trabalhador que prefere não se identificar, os pacientes foram prejudicados, pois não conseguiram fazer o agendamento do retorno ao especialista e nem marcar exames. Os pacientes até conseguiram passar com os médicos, pois os prontuários são separados com antecedência pelos funcionários do setor de Arquivo Médico, que ainda é feito por trabalhadores com vínculo ao estado.

     

    O choque dos trabalhadores que atuam no período da manhã foi maior ainda na hora da troca de turno, pois os recepcionistas do período da tarde afirmaram que receberam os salários normalmente. Esses trabalhadores também ficaram sabendo que o pagamento foi realizado com caixa da própria empresa terceirizada e não com o repasse do governo.

     

    Usuários prejudicados(as)

    Ainda segundo os trabalhadores, um servidor do estado foi encaminhado para a recepção para informar aos pacientes que não seria possível fazer o agendamento das próximas consultas, porque o hospital estaria “sem sistema”; fato que os trabalhadores que nos procuraram informaram não ser verdade.

     

    “Esses pacientes vieram de cidades distantes e não conseguiram marcar o retorno e nem agendar seus exames”, relatou um dos(as) trabalhadores(as) que preferiu não se identificar.

     

    Defesa do(a) trabalhador(a)

    O SindSaúde-SP não representa legalmente os(as) profissionais que ficaram sem salário - porque eles possuem um vínculo privado e o SindSaúde-SP representa os profissionais do estado -, mas deu todo o apoio durante a reunião com a gestão, por meio da atuação dos(as) delegados(as) sindicais de base que atuam na unidade. O SindSaúde-SP se solidariza com os(as) profissionais da recepção que foram prejudicados(as) por essa política privatista do governo, que desrespeita os(as) trabalhadores que estão em vínculos precarizados e à população que foi prejudicada pela falta de suporte para dar continuidade ao tratamento.

     

    Referência

    O ambulatório do Conjunto Hospitalar do Mandaqui é referência, recebe pacientes vindos de todas as cidades do estado e presta atendimento de neuropediatria clínica; neurologia clínica adulto; ortopedia; cardiologia; endocrinologia; terapia ocupacional; ginecologia; e atendimento pós-cirúrgico.

     

     

     

     

     

     

     

     

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não