Trabalhadores(as) do Cratod são liberados do trabalho devido à denúncia de ruído excessivo causado por reforma no local
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    21/03/2023

O diretor do SindSaúde-SP da região Centro da capital, Paulo Moura, recebeu uma denúncia dos trabalhadores e das trabalhadoras do Centro de Referência de Álcool Tabaco e Outras Drogas (Cratod), devido ao excesso de ruídos causados por conta de uma reforma que foi iniciada na unidade nessa terça-feira (21) sem nenhum comunicado prévio.

Paulo foi até o local e mediu o nível do ruído, que estava acima de 85 decibéis, que, segundo a Norma Regulamentar número 15 (NR15), é o limite para o ambiente de trabalho sem a utilização de equipamento de proteção individual (EPI).

Devido à essa constatação o diretor do SindSaúde-SP realizou uma assembleia com os(as) trabalhadores(as) do Cratod. “Convoquei os trabalhadores e em assembleia decidimos que eles não iriam voltar ao trabalho enquanto a reforma não parasse.”

Diante da mobilização dos(as) profissionais, a decisão em assembleia o gestor da unidade, Dr. Marcelo Ribeiro de Araújo, entrou em contato com a Coordenadoria de Serviços de Saúde (CSS) e foi decidido que os(as) trabalhadores(as) terão folga até essa sexta-feira (24).

O diretor Paulo, fala sobre essa conquista. "Foi uma vitória dos trabalhadores mobilizados. Se não houvesse mobilização, os trabalhadores estariam até agora sujeitos a condições insalubre no trabalho.”