Mulheres da Saúde traçam estratégias de combate ao assédio e violência no ambiente de trabalho
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    22/03/2023

Trabalhadoras da Saúde de todo o estado de São Paulo participaram do Encontro de Mulheres do SindSaúde-SP, realizado na última terça-feira (21), quando abordaram a luta das mulheres na sociedade, no trabalho, no movimento sindical e traçaram estratégias de como dar visibilidade à Convenção da 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para combater a violência e o assédio no mundo do trabalho.

A atividade, realizada de forma híbrida: presencial na sede do SindSaúde-SP e virtual via plataforma Zoom, foi coordenada pela secretária de Igualdade de Oportunidades do Sindicato, Renata Scaquetti, com o apoio da Secretaria de Formação, por meio do assessor de Formação, Pérsio Plensack.

A presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro; e a secretária-geral, Célia Regina Costa, participaram da mesa de abertura e fizeram uma análise da conjuntura com foco nos desafios enfrentados pelas mulheres como o machismo, o preconceito de gênero, a desigualdade salarial, entre outros.

As participantes também puderam aprender um panorama do histórico de luta das mulheres com a exposição apresentada por Renata, que abordou como a mulher conquistou o direito ao voto, à participação política e os enfrentamentos que ainda têm pela frente para garantir uma verdadeira representatividade.

Já na parte da tarde, para dar luz sobre o movimento em prol da ratificação da Convenção 190 da OIT, a coordenadora do Comitê de Mulheres da Internacional de Serviços Públicos (ISP), Luba Melo, fez uma exposição sobre os desafios e a importância da convenção ser colocada em prática aqui no Brasil para combater a violência contra a mulher.

Para saber mais sobre o Encontro das Mulheres do SindSaúde-SP, acompanhe nosso site e redes sociais.