SindSaúde-SP e Afiamspe garantem compromisso de alimentação para trabalhadores(as) do Iamspe
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    30/05/2023

Trabalhadoras e trabalhadores do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), ligados(as) ao convênio médico do funcionalismo, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), que cumprem plantões de 12h (ou jornada de 6 horas + plantão de 6 horas), terão direito à manutenção da alimentação fornecida no hospital no valor do diário do vale refeição a partir da próxima licitação, que está prevista para acontecer daqui aproximadamente três meses.

O compromisso foi firmado em reunião de mesa de negociação, nesta terça-feira (30), entre o SindSaúde-SP e a Associação de Funcionários do Iamspe com a superintendência do Instituto.

Foi acordado que até que a nova licitação seja fechada, o Iamspe irá fornecer um lanche para os(as) trabalhadores(as) que estiverem de plantão de 12h (ou jornada de 6 horas + plantão de 6 horas). O SindSaúde-SP também reivindicou melhorias no refeitório para os profissionais que levam marmita. A gestão afirmou a licitação para a gestão da lanchonete já está aprovada e a reforma está prevista para ficar pronta em cerca de três meses.

Participaram da reunião a secretária de Assuntos Jurídicos do SindSaúde-SP e trabalhadora do Iamspe, Regina Bueno; a presidenta da Afiamspe e delegada sindical de base (DSBs) do SindSaúde-SP, Ana Cristina Manente; além dos demais DSBs e uma comissão de profissionais que está acompanhando as negociações desde a assembleia de trabalhadores(as) realizada no dia 4 de maio.

Entenda

Durante a pandemia de Covid-19, com a proibição acompanhantes no HSPE como uma das medidas para conter a proliferação da doença, haveria um excedente no número de refeições contratadas pelo Iamspe da empresa de alimentação coletiva que presta esse serviço na unidade, a Apetece.

Na ocasião, o SindSaúde-SP e a Afiamspe preocupados com a falta de oferta de alimentação nos arredores do HSPE para os profissionais que cumprem plantão de 12h, negociou com a gestão e garantiu que essas refeições fossem direcionadas para os(as) profissionais.

Contudo, com o fim da pandemia e a liberação novamente para os acompanhantes, a concessão das refeições dos profissionais foi cortada. “Na assembleia que realizamos, no dia 4 de maio, ouvi relatos de trabalhadores que estão vendendo produtos da cesta básica para poder comprar ‘mistura’. Isso só demonstra a situação de pobreza que os trabalhadores do Iamspe estão enfrentando. Com o corte das refeições os profissionais ficaram ainda mais prejudicados”, relatou a secretária de Assuntos Jurídicos do SindSaúde-SP.

Regina afirmou que os profissionais da saúde ligados ao Iamspe são os que recebem os menores salários. “Nossa gratificação é menor que a dos trabalhadores da Secretaria de Saúde e nós não temos Prêmio de Incentivo, além disso, estamos há anos sem reajuste e sem aumento real, infelizmente, isso está refletindo na perda de poder compra, ou melhor, de sobrevivência dos trabalhadores do Iamspe”, avaliou.

A reunião desta terça-feira foi a terceira mesa de negociação sobre o assunto. Além da questão das refeições dos(as) trabalhadores(as), o SindSaúde-SP e a Afiamspe estão negociando a reabertura dos acessos do Ambulatório e do Hospital, o que será benéfico para os(as) profissionais e usuários.

Desde a início da pandemia, os acessos foram fechados e é necessário dar a volta em todo o quarteirão para acessar o Ambulatório. O SindSaúde-SP e a Afiamspe avalia que essa decisão é desumana, principalmente, com as pessoas que possuem dificuldade de locomoção que precisa se expor ao sol quente ou à chuva para dar essa volta.

O SindSaúde-SP e a Afiamspe continuarão tratando desses e demais assuntos e conforme houver novidades, será noticiado em nosso site e redes.

Assembleia

Nesta sexta-feira (2), às 10h, no Iamspe, haverá assembleia com os(as) trabalhadores(as) do HSPE para tratar sobre esses e demais assuntos.

Acompanhe para saber mais!