Vitória! SindSaúde-SP garante transferência de trabalhadores(as) da Sucen de local insalubre
    Autor: Redação do SindSaúde-SP
    08/02/2023

Em audiência, sob a mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), realizada no dia 1º de fevereiro, o SindSaúde-SP garantiu a realocação de cerca de 20 trabalhadoras e trabalhadores que atuavam na Divisão de Programas Especiais (DPE), da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), de um local insalubre, sem ventilação e com banheiros inapropriados, que funcionava no bairro de Jabaquara, na capital paulista, como um depósito de inseticida.

Os(as) trabalhadores(as) saíram da base que ficava no bairro de Pinheiros e foram transferidos para o galpão no Jabaquara no dia 27 de janeiro. Ao encontrarem a situação insalubre, os(as) Delegados(as) Sindicais de Base (DSBs) do SindSaúde-SP denunciaram a situação ao Sindicato.

Entenda o caso

Já no dia 30 de janeiro, a presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro, e a secretária de Assuntos Jurídicos, Regina Bueno, fizeram uma vistoria no local e confirmaram as denúncias. As dirigentes do Sindicato relatam que tiveram dificuldade para entrar no local, mas que depois de muita insistência acabaram conseguindo ter acesso ao espaço.

Elas encontraram um ambiente inapropriado para os(as) trabalhadores(as) com o forte odor de inseticida, os banheiros sujos e vestiários sem qualquer tipo de conservação e sem lugar suficiente para que eles possam se sentar. Já naquele mesmo dia, o escritório Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados (AIP) foi acionado para atuar sobre a denúncia.

Cleonice apresentou o caso na audiência de mediação do MPT e do TRT, na qual o Sindicato representa os(as) trabalhadores(as) da extinta Sucen, que corre em sigilo e já estava agendada, contra a Coordenadoria de Controle de Endemias (CCD), da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Além de Cleonice, o secretário-adjunto de Assuntos Jurídicos, André Diniz, o Pudim, também participou da audiência de mediação.

Com a negociação mediada pela Justiça do Trabalho, o SindSaúde-SP – assessorado pelas advogadas Dra. Geilis Marciele Santos da Silva e da Dra. Sylvia Maria Filgueiras Cabete, do escritório AIP – conquistou a transferência dos(as) trabalhadores(as) e desde a última quinta-feira (2), esses profissionais já estão na antiga sede da Sucen, localizada na Rua Paula Souza.