Sextou com SindSaúde-SP: para fechar novembro, celebramos Paulo Freire e a cultura nerd
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    29/11/2024



    Enquanto aguardamos a prisão dos golpistas que atentaram e seguem a ameaçar a democracia, caminhamos nos passos das artes para não pirar a cabeça. Na reta final do ano, São Paulo tem encontros de diversidade que vão de shows a cinema. 

    No último final de semana do Mês da Consciência Negra, tem a Mostra Internacional do Cinema Negro, além de celebramos os cinco anos da Escola Nacional Paulo Freire e a Virada Nerd, com tudo que a outrora turma das primeiras cadeiras da sala de aula curte. 

    Vem com a gente!

    O “Sextou com o SindSaúde-SP” é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP.
    Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

    Hoje tem cinema no ABC. O Sarau na Quebrada, iniciativa que rola na periferia de Santo André, exibe o documentário “Sala de Reboco”, que traça um panorama da presença feminina no forró com relatos de nomes como Neide Nazaré, Fran Nóbrega, Juliana Lima e Nanda Guedes. Tudo na faixa. 

    Sexta-feira (29), às 19h30
    Rua Galiléia 66 – Vila Suíça – Santo André
    Grátis

    A

    Escola Nacional Paulo Freire completa cinco anos de serviços prestados à educação e à formação crítica no Brasil e vai ter debate, comida e música para celebrar a data. Os encontros acontecem no sábado na sede da unidade com destaque para a roda de samba Sambayô, que rola às 14h, em paralelo à feira Sororidade e à Feira Esquerda Livre, que acontecem durante todo o dia. 

    Sábado, das 8h às 18h 
    Escola Nacional Paulo Freire – Rua São Daniel, 119 – Ipiranga – São Paulo
    Grátis



    A Virada Nerd completa 10 anos com uma programação repleta de quadrinhos, mesas de RPG, jogos de tabuleiro e eletrônicos e convidados especiais. As atividades que acontecem no Central Cultural São Paulo incluem um corujão de jogos, que começa à 0h hora do sábado e segue até as primeiras horas da manhã do domingo, na qual o participante poderá desafiar o ator Fernando Caruso para uma partida. 

    Sábado, a partir das 11h
    Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo
    Grátis



    A Escadaria do Jazz completa 10 anos e tem festa neste sábado (30). DJ Gibass, um dos primeiros produtores dos Racionais MC´s, Unidos do Swing e Pé na Cozinha são alguns dos grupos que se apresentam a partir das 14h, numa junção de soul, disco, funk e marchinha.  O público ainda pode aproveitar a feira que tem artesanato, produtos naturais e comidinhas.

    Sábado, a partir das 14h
    Escadaria do Bixiga – Bela Vista – São Paulo
    Grátis



    Sábado tem samba na Festa Literária Noroeste (FLINO), que acontece nos bairros de Perus, Pirituba e região. O grupo Samba Progresso se apresenta seguido de intervenção poética com o escritor Michel Yakini e finalização do Samba do Congo na sede do grupo. Quem chegar antes ou quiser visitar o local durante o show, pode se divertir com jogos, brincadeiras e feira de economia criativa, nome chique para as populares feiras de artesanato. 

    Sábado, a partir das 14h
    Rua Manoel de Sousa Azevedo, 48 – Freguesia do Ó – São Paulo
    Grátis



    Taí uma dica que nunca entrou no Sextou e que adoramos apresentar hoje. A Fábrica de Cultura Jardim São Luís, na Zona Sul da capital paulista, receberá shows e desfiles no encerramento da 1ª Semana de Moda Periférica. O público assistirá ao desfile de 26 coleções que destacam a identidade e criatividade dos aprendizes do Núcleo de Moda ao som das DJ’s Maia Caos, Cais Niara e Livea. Depois, ainda tem show de Tasha & Tracie, rappers do Jardim Peri, zona norte de São Paulo

    Sábado, a partir das 16h
    Fábrica de Cultura Jardim São Luís – R. Antônio Ramos Rosa, 651 - Jardim São Luís, São Paulo
    Grátis



    A região central de Santos, no litoral sul, recebe neste domingo mais uma edição da "Hora da Cultura", atividade que reúne shows de mágica e performances circenses. Para ficar ainda mais legal, tudo acontece no cassino Monte Serrat e o acesso, por meio de bondinho, será 1 quilo de alimento perecível. Mas é bom ficar atento, que a promoção só vale das 15h às 19h. 

    Domingo, das 16h às 19h
    Monte Serrat – Praça Correia de Mello, 33 – Centro – Santos (acesso pelo bondinho)
    Grátis



    Influenciada pela cena jamaicana Sound System, a cantora paulistana Laylah Arruda lança o álbum “TANTO” neste sábado, na Lapa. O álbum mostra um estilo de fazer reggae que une cantos mais melódicos com outros rimados. 

    Sábado, às 18h 
    Tendal da Lapa – Rua Guaicurus, 1100 – Lapa – São Paulo
    Grátis



    Um dos maiores livros de história da literatura mundial, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, ganha uma roupagem diferente no musical cômico-fantástico indicado aos prêmios APCA e Aplauso Brasil pela performance do ator Marcos Damigo. A apresentação intercala trechos do livro com canções originais na peça que mostra o icônico defunto a desnudar as práticas de uma elite entre o desejo liberal e as práticas escravocratas.

    Sábado, às 20h
    Teatro Flávio Império – Rua Professor Alves Pedroso, 600 – Cangaiba – São Paulo
    Grátis



    Ainda para celebrar o Mês da Consciência negra, o Centro Cultural Fiesp segue com a 20ª edição da Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE), iniciativa que busca valorizar a produção afrodescendente no cinema, e que neste ano tem como tema “Cinema Negro: vinte anos de questionamentos e realizações”. A dica do Sextou é “A árvore dos antepassados”, obra que trata do retorno de Alexandre Ferrão a Moçambique 15 anos após a migração forçada por conta da guerra no país. 

    Domingo, às 18h
    Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1313 – Bela Vista – São Paulo
    Grátis (reserve aqui)