Dia Mundial da Saúde
    Autor: Gervásio Foganholi Presidente do SindSaúde-SP
    06/04/2014

O SindSaúde-SP nasceu com o Sistema Único de Saúde no final dos anos 80 em defesa de todos os trabalhadores e usuários da saúde pública no estado de São Paulo. Mesmo antes de fundarmos nosso sindicato já lutávamos pela construção de uma saúde pública única e pela organização dos trabalhadores públicos da saúde. Nossa luta por salários decentes e condições dignas de atendimento é parte da luta em defesa do SUS, integral e universal, financiado por todos, administrado pelo Estado e executado por nós, buscando o bem estar de toda a população. Na contramão, o governo do estado de São Paulo vem nos últimos 20 anos desestatizando a rede pública e transformando os serviços em nichos de negócios lucrativos. Para conseguir o apoio da sociedade, precarizou o trabalho público, deixando a população à mercê dos interesses privados ou pior à mercê da violência generalizada que encarcerou a todos em suas vidas privadas. Recente pesquisa do Datafolha apontou mais uma vez que o modelo privado não é a eficiência que o governo do estado de São Paulo tanto destaca para terceirizar serviços: 70% dos entrevistados usuários de convênios particulares e com renda mais alta avaliam a saúde ruim ou péssima. Mesmo diante de tantos fatos, corremos o risco de ver agravado o processo de privatização dos serviços públicos paulistas. O governo do estado está prestes a aprovar na Assembleia Legislativa de São Paulo dois projetos (PLC 62/13 e PL 1.015/13) que ampliam a terceirização e a oferta de negócios com os serviços públicos. Nossa luta também não ficou imune ao desmonte do estado. Ao invés de ampliarmos direitos, lutamos diariamente para garantir direitos conquistados. Sem condições de trabalho e atendimento, com baixos salários, pendurados em gratificações e bonificações incertas, poucos concursos públicos, sobrecarga de tarefas e pressão por resultados irreais, estamos adoecendo, ausentes em licenças médicas ou pior adoecidos no local de trabalho. Por isso continuamos nossa jornada de luta. Continuamos de bandeira em punho na rua, na praça, na porta da unidade, nos debates sobre saúde, em defesa do SUS e conclamamos todos os trabalhadores e usuários para juntos transformar o estado mais rico do país numa terra mais justa, produtiva, menos desigual e menos violenta. Nesse Dia Mundial da Saúde vamos juntos reafirmar nosso compromisso com o SUS - o melhor plano de saúde que nos trata como gente e não mercadoria.