Saúde do Trabalhador
    Autor: Roseli Ilídio Secretária da Saúde do Trabalha
    29/04/2014

A falta de condições de trabalho dos profissionais da saúde, aliada a baixos salários, estruturas impróprias e improvisadas, equipamento de má qualidade, acrescentando a auto medicação, stress, carga horária excessiva, são o que mais agrava a saúde do trabalhador da saúde, que ao adoecer precisa enfrentar a desestruturação dos Seesmts e a desumanização do setor de perícias médicas para ter o mínimo garantido para seu tratamento de saúde. A inércia das secretarias estaduais da Saúde e de Gestão, que não têm política de saúde para os profissionais da saúde, que adoecidos ou acidentados, aliada à falta de orientação, reabilitação, notificação, sem salários, e tendo sua licença médica indeferida no setor de perícia, o trabalhador adoecido passa a responder processo por falta, podendo ser exonerado. A falta de política voltada ao trabalhador da saúde pública não pode continuar, o governo do estado tem que deixar de ser omisso a toda esta situação. Os funcionários da saúde do maior estado da federação não podem ser torturados desta forma ao adoecer ou sofrer acidente do trabalho. Neste sentido o SindSaúde-SP através da Secretaria do Trabalhador vem realizando visitas técnicas aos equipamentos de saúde promovendo seminários, reuniões com as Comsats e Seesmts no intuído de fortalecer as Comsats para juntos pressionar o Governo do Estado a cuidar de quem realmente cuida do cidadão, os funcionários públicos da saúde do estado de São Paulo.