Mais uma jornada cumprida
    Autor: SINDSAUDE-SP
    17/12/2015

Estamos terminando nosso mandato com boas notícias - aumento no PI dos(as) trabalhadores(as) do HC Botucatu, contratação de pessoal na Sucen com possibilidade de reaproveitamento dos atuais temporários e acordo no Ministério Público para instalação de mesa de negociação no Dante Pazzanese.

São conquistas de um trabalho árduo de nosso Sindicato, diretores, delegados sindicais, militantes da saúde e toda a categoria, que há mais de 20 anos no estado mais rico do país, enfrentam governantes truculentos, autoritários, mesquinhos e privatistas.

Começamos em 2013 com uma greve de 47 dias, 2 semanas de ocupação da Assembleia Legislativa e um acampamento em frente à Secretaria da Saúde, para finalmente o governo do estado aprovar a jornada de 30 horas para os administrativos – uma bandeira histórica do SindSaúde-SP. Claro que com um desgoverno desse calibre a conquista não foi completa. Autárquicos e municipalizados ficaram de fora. Mas não nos venceram. Nossa luta continua.

Em 2014, enfrentamos um ano atípico. Sediamos a Copa do Mundo. Mas nossa Campanha Salarial teve uma grande conquista: aumento significativo de 18% a 119% no Prêmio de Incentivo – pago com recursos do governo federal - para todos da administração direta e mais 7% de reajuste no salário para os administrativos. Aqui também tivemos que lutar para incluir o pessoal da Sucen, recentemente conquistamos para o HC Botucatu e continuamos a luta para a extensão desse aumento para todos da Saúde.

Apesar da turbulência política e econômica do país, começamos 2015 esperançosos no estado. O governador Alckmin aumentou seu próprio salário e de seus secretários de estado em até 18%!  Ledo engano. Em seguida, baixou decreto proibindo qualquer reajuste salarial para todo o funcionalismo, novas contratações e cortou parte do orçamento. Nessa conjuntura, amargamos mais um ano sem aumento salarial, sem aumento no vale refeição, nem no PI.

E junto com a Campanha Salarial, realizamos nosso 11º Congresso. Um espaço estratégico para nossa luta em que ouvimos os(as) trabalhadores(as) em suas unidades, debatemos, refletimos e deliberamos ações para avançarmos na organização de nossa categoria, inclusive mudanças estatutárias de nossa entidade. De fevereiro a agosto, nas etapas locais, regionais e estadual, mobilizamos 190 unidades de saúde e 4.450 trabalhadores(as) participaram do Congresso. E na etapa estadual 344 delegados eleitos nas etapas anteriores aprovaram mais de 300 resoluções que orientarão nossa jornada no próximo período 2016-2018.

Na eleição para a direção do sindicato, pela primeira vez, enfrentamos uma chapa de oposição. Não vingou, porém a experiência serviu para nos unir mais em nossos ideais de um SUS 100% público com trabalhadores(as) com salários dignos e condições de trabalho decentes para cumprirmos o que determina nossa Constituição: saúde é um direito de todos e um dever do Estado. E já vamos começar um novo mandato, com uma significativa renovação na direção, com o desafio de elegermos novos delegados sindicais de base, todos juntos unidos para fazermos o SUS e o SINDICATO que queremos.

Boas festas e um 2016 com muita disposição para lutarmos juntos por todos(as) os(as) trabalhadores(as) da saúde pública no estado de São Paulo.

Juntos somos fortes!

Gervásio Foganholi