Os impactos das novas tecnologias para o trabalho na saúde
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    10/06/2019

Tema foi discutido durante a 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT, da qual o SindSaúde-SP participou ativamente

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP) participou da 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT, que ocorreu entre os dias 27 e 31 de maio, em Belo Horizonte. A etapa conclui um processo de quase 5 meses de atividades formativas em todo país.

Foram dias de intensos debates que reuniu mais de 500 dirigentes sindicais de todo o Brasil para discutir o momento que estamos vivendo no país; as crises que nosso mundo atravessa; a defesa dos direitos da classe trabalhadora; e como a formação deve atuar para apoiar a organização sindical nesses tempos sombrios.

Desde janeiro todos os sindicatos filiados à Central Única de Trabalhadores (CUT) organizaram etapas locais dessa Conferência, discutindo com as trabalhadoras e trabalhadores como a tecnologia está transformando nosso dia a dia, nossos empregos e até as políticas públicas.

A Secretaria de Formação do SindSaúde-SP organizou junto com os Diretores Regionais do Sindicato, três destas etapas locais e ainda participou de várias outras atividades organizadas pelas subsedes regionais da CUT no estado de São Paulo. Participamos também da Etapa Estadual com mais de 30 delegados eleitos nas locais, e depois marcamos presença em BH na Etapa Nacional.

Na conferência nacional pudemos refletir sobre como a tal da quarta revolução industrial, ou a indústria 4.0, estão afetando os trabalhadores da saúde pública em todo mundo. Claro que a tecnologia em si não é ruim, todos gostamos de inovação. Mas o problema é que a importação de novas tecnologias que substituem empregos tem impactos negativos sobre nossas categorias e sobre toda a população.

Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Aplicativos de Celular, Impressora 3D, Big-Data, são conceitos novos e difíceis, que a formação sindical precisa se debruçar. Nós trabalhadores precisamos compreender estas tecnologias e cobrar dos governos e parlamentares políticas e leis que protejam nossos empregos, promovam qualificação profissional e democratizem as novas tecnologias.

A 4º Conferência Nacional de Formação da CUT deu um novo gás para nossa luta, e vai ajudar todos os sindicatos a buscar um ponto de equilíbrio onde as transformações sociais que vivemos possam provocar efeitos positivos para todos nós, e não somente para alguns poucos.

Antonio José Dechechi, conhecido como Toninho, é secretário de Formação Sindical do SindSaúde-SP