Não à terceirização das UBSs
    Autor: por Silas Lauriano Neto
    15/08/2019

Dando continuidade ao seu projeto de terceirização e sucateamento da Atenção Básica e do Sistema Único de Saúde (SUS), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, vem entregando diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) à iniciativa privada.

De uma forma sorrateira e desleal esse processo se dá sem o diálogo com os trabalhadores e com a sociedade civil organizada representada no controle social do SUS, fato que por si só é um desrespeito evidente e notório da política de gestão participativa do SUS e instituída em lei.

Por isso, qualquer mudança ou alteração deveria passar pelo conselho municipal de saúde e não isso não está acontecendo. Ao contrário, este processo de entreguismo da saúde pública do município vem se dando de forma arbitrária e sem o devido diálogo com a sociedade.

Tendo em vista tal prática antidemocrática, os trabalhadores, usuários e o conselho gestor da unidade decidiram de forma unânime se antecipar ao governo e resistir ao desmonte da UBS Vila Zatt.

Na UBS Vila Zatt os serviços prestados são de ótima qualidade e atendem todas as necessidades da região, sendo inclusive considerado pela grande maioria uma das mais completas e eficientes unidades básicas da região. Nessa unidade são oferecidos serviços e especialidades como: clínica geral, odontologia, pediatra, ginecologia, psicologia, serviço social. Grupos: terceira idade, gestantes, adolescentes, planejamento familiar, meditação. Além de outros serviços e atividades como distribuição e entrega de insumos para diabéticos e acamados.

Certamente há o déficit de alguns trabalhadores e profissionais que complementariam a equipe multiprofissional necessária para o perfeito funcionamento do serviço de saúde oferecido para a comunidade da região. Contudo, não é este fato que justifica a terceirização da nossa unidade afinal, como foi esclarecido acima, o serviço prestado pela UBS Vila Zatt é de excelência e o complemento do quadro de trabalhadores e profissionais seria a solução ideal para nossa unidade básica de saúde e não a entrega do mesmo para a iniciativa privada.

Nesse sentido convocamos todos e todas usuários do serviço, trabalhadores e moradores da região para juntos resistirmos a essa política implementada de cima pra baixo pelo governo do município e garantirmos a efetiva permanência do serviço público de saúde oferecido pela UBS Vila Zatt como é hoje e com todos os serviços oferecidos pela unidade.

Para isso, será realizado um ato/passeata na próxima terça-feira (20). A Concentração será às 10h, em frente a UBS Vila Zatt (localizado R. Monsenhor Manoel Gomes, 654, Vila Zatt, São Paulo  - SP).

Chame seus vizinhos, os moradores de sua rua, de seu bairro e todas e todos usuários dos serviços da UBS Vila Zatt para se somarem a nós e juntos resistiremos a esse desmonte da Saúde Pública.

A atividade está sendo organizada pelo SindSaúde-SP, Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep), Conselho gestor da unidade e usuários dos serviços da região.

Juntos somos fortes!!!

*Silas Lauriano Neto, é diretor da Região Oeste III da Capital do SindSaúde-SP pela gestão 2019-2021