Número de mamografias cai pela metade em SP na pandemia, e isso é preocupante
    Autor: Maria Aparecida de Deus - Secretária da Mulher
    21/10/2020

Neste mês, celebramos no Brasil o Outubro Rosa, uma campanha nacional de conscientização contra o câncer de mama, o que mais mata mulheres não só aqui, mas no mundo. Um dado alarmante acende a luz amarela durante a pandemia de Covid-19, ao mostrar que o número de mamografias caiu pela metade no estado de São Paulo nos primeiros oito meses do ano.

Com a ajuda do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), parceiro do SindSaúde-SP, compilamos alguns desses dados utilizando os bancos de dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Datasus, do Sistema Único de Saúde, além do Ministério da Saúde.

O levantamento mostra que, em agosto deste ano, foram realizados 58.103 exames de mamografias (unilateral para diagnóstico e bilateral para rastreamento) no estado de São Paulo, número 51% menor que o registrado em agosto de 2019, que foi de 118.597.

Esse dado é extremamente preocupante, pois pode esconder uma subnotificação de casos de câncer de mama no país.

O levantamento do Dieese mostra ainda que as mamografias caíram drasticamente desde o início da pandemia, principalmente a partir de abril, comparativamente aos mesmos meses de 2019 (para conferir o levantamento, clique aqui).

Ainda segundo o Datasus, os casos de neoplasia maligna de mama registrados até 15 de setembro de 2020 em São Paulo, totalizaram 4.456, contra 10.073 ao longo de 2019.
    Pandemia

A fotografia que o levantamento nos mostra é a seguinte: a pandemia de corona vírus, compreensivelmente, afetou a vida das pessoas, fazendo-as ficar mais reclusas e com receio de procurar os serviços de saúde. As mulheres, com uma carga redobrada de trabalho, com a família toda em casa 24 horas por dia, esqueceu-se de cuidar de si.

Porém, agora que há protocolos bastante seguros para atendimento em hospitais, laboratórios e clínicas de saúde, é importante que você, mulher trabalhadora, volte a dar atenção à sua saúde e a colocar em dia seus exames de rotina, como mamografia e Papanicolau, este último essencial para a detecção de câncer de colo de útero, o terceiro que mais mata mulheres, segundo dados do Inca.

Campanha

Em 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou um movimento de conscientização intitulado “Quanto Antes Melhor”. A ideia é a seguinte: quanto antes se adotar um estilo de vida mais saudável, melhor será para prevenir a doença.

De acordo com dados do Inca, os hábitos saudáveis ajudam a prevenir até 30% dos casos de câncer de mama no país.

Como hábitos saudáveis, a SBM defende a prática regular de atividades físicas (150 minutos semanais de prática moderada ou 75 minutos se for mais vigorosa) e uma boa alimentação, priorizando alimentos frescos e naturais. Além disso, deve-se evitar bebidas alcoólicas e o cigarro.

Além dos hábitos saudáveis, visite o seu ginecologista periodicamente para os exames de rotina.

Por isso, mulher trabalhadora, lembre-se: sua saúde é seu bem precioso. Cuide dela com carinho.