Homenagem aos profissionais do setor administrativo da saúde de SP
    Autor: Alexandre Rodrigues - diretor da Baixada Santista
    11/01/2021

Os profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 merecem todas as homenagens possíveis, devido ao trabalho extenuante que têm realizado ao longo da pandemia. Contudo, neste artigo quero homenagear aqueles que não aparecem, mas sem os quais a situação da pandemia, com toda a certeza, estaria muito pior nas unidades de saúde do país.

Os equipamentos de saúde possuem uma estrutura gigante e essa máquina toda é movida por todo tipo de profissionais, que trabalham dia e noite para fazê-la girar.

São copeiras, motoristas, porteiros, almoxarifes, pessoal de escritório, técnicos de todas as áreas, as recepcionistas, laboratoristas, a tia do café e da limpeza, o moço da copiadora e tantos, tantos outros que também merecem todos aqueles aplausos vindos das sacadas de apartamentos, seja no Brasil ou em outras partes do mundo, nos primeiros meses de pandemia, àqueles profissionais do pelotão de frente, cujo trabalho está sob os holofotes.

Lembrando que, assim como as trabalhadoras e trabalhadores da linha de frente da Covid-19, muitos dos que atuam nos bastidores também ficaram doentes e, infelizmente, alguns também perderam suas vidas para a Covid-19.

Embora normalmente não apareçam e, por essa razão, sejam esquecidos pelos usuários, suas marcas estão lá, todos os dias, impressas na qualidade do serviço público de saúde.

Essas trabalhadoras e trabalhadores fazem o possível e o impossível para que os pedidos e resultados sejam entregues a tempo; para que os equipamentos funcionem com perfeição; para que não falte água, café, comida; para que as obras e reformas sejam feitas no tempo que devem ser feitas; para que os pagamentos sejam realizados na data correta; para que o material que falta seja comprado, entre tantas outras tarefas impossíveis de numerar aqui.

A atuação deles é como num teatro: eles estão lá, na coxia, o público não os vê. Mas são eles que salvam o espetáculo do desastre, fazendo de tudo para que os atores principais brilhem e a peça seja aplaudida pelo público.

O SindSaúde-SP tem um orgulho imenso do trabalho de todos vocês, profissionais de saúde do estado de São Paulo! Parabéns por toda a dedicação nestes tempos tão difíceis!

Sabemos que merecem muito mais do que homenagens – merecem, sobretudo, ser valorizados em seus direitos, como o de ter um ambiente de trabalho, uma jornada e um salário dignos -, mas queremos, com esse gesto, reafirmar o compromisso que temos com vocês. Estamos juntos!

Que todos vocês tenham um lindo 2021, com ainda mais força, garra e, claro, saúde!

Que nossos(as) queridos (as) pacientes também tenham um maravilhoso ano pela frente!