Temos a vacina. Mas campanha ainda não começou
    Autor: Cleonice Ribeiro - presidenta do SindSaúde-SP
    21/01/2021

Fomos surpreendidos com a notícia de que pessoas começaram a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para serem vacinadas contra a Covid-19. Por isso, venho aqui para esclarecer que, sim, nós já temos vacina – uma apenas, a do Instituto Butantan. Mas a imunização em massa ainda não começou.

Portanto, as pessoas não devem ir às unidades de saúde para se imunizarem, devendo aguardar anúncio do calendário oficial do Ministério da Saúde, que é o responsável por coordenador o Programa Nacional de Imunização (PNI), como sempre foi.

Aprovação

No último domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas Coronavac, feita pelo Instituto Butantan e a fabricante chinesa Sinovac, e a Oxford/AstraZeneca, desenvolvida pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Horas depois da aprovação, o governador João Doria Jr., em um estratégico lance de marketing (devemos lembrar que ele deve concorrer à Presidência da República nas eleições de 2022), iniciou a imunização de profissionais de saúde do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Para não ficar para trás e após ser fortemente pressionado por governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, esteve em São Paulo no dia seguinte (18) para anunciar a antecipação do início da campanha de vacinação contra a Covid-19, que deveria começar somente nesta quarta-feira (20), mas iniciou na segunda-feira à tarde.

Má notícia

Como disse, sim, nós temos a vacina. Mas apenas 6 milhões de doses da Coronavac, que foram produzidas na China. Essas doses já começaram a ser produzidas entre os estados.

A parte que cabe ao estado de São Paulo é de 1,3 milhão de doses. Lembrando que os primeiros da fila são os profissionais da saúde. Mas, como são necessárias duas doses, essa quantia não cobrirá nem metade do total de trabalhadoras e trabalhadores da saúde (1,5 milhão).

O Butantan tem capacidade para produzir 1 milhão de doses diárias da Coronavac, mas faltam insumos da China. Há outras 4,6 milhões de doses aguardando autorização da Anvisa. Mas, veja bem, essas também serão distribuídas entre os estados.

Fique em casa!

A disputa política em torno da vacina somada ao negacionismo de que a Covid-19 é assunto sério fez com que o Brasil ficasse para trás no início da imunização.

Todo o calendário do Plano Estadual de Imunização (PEI) será revisto. Agora, o estado vai aguardar instruções do governo federal.

A Coronavac é a única vacina que temos. É ótimo ter uma vacina, mas e as outros? Ainda não as temos. A da Oxford está parada na Índia (saiu na imprensa de que parece que será enviada ao Brasil nesta sexta-feira, 22), por causa de uma trapalhada do governo federal.

Sendo assim, só posso pedir a você uma coisa: fique em casa! Não vá a nenhuma UBS para vacinar-se. Não se coloque em risco. Continue se protegendo e aguarde instruções.