As várias mãos por trás da vacinação mostram a força do SUS
    Autor: Editorial SindSaúde-SP
    05/02/2021

Foi bastante comovente o início da vacinação de idosos a partir dos 90 anos, nesta sexta-feira (05), na cidade de São Paulo. Testemunhar os mais velhos sendo imunizados nos traz uma ponta de esperança de que uma janela está finalmente se abrindo nesse labirinto no qual a pandemia de coronavírus nos colocou.

Isso posto, precisamos voltar os nossos olhos para a outra ponta da seringa. A mão que a segura é a personificação de um dos maiores patrimônios da população brasileira: o Sistema Único de Saúde (SUS). Mas não somente essa mão, como também todas as demais que têm tornado possível a chegada da vacina ao braço do cidadão brasileiro.

Mesmo com todo o desmonte financeiro que o SUS tem enfrentado há anos, os profissionais de saúde da rede pública estão sempre a postos, sustentando essa estrutura enraizada na sociedade brasileira e que, a despeito do sucateamento promovido por sucessivos governos, não se deixa esmorecer.

Na pandemia, tivemos no SUS e seu capital humano como nossos alicerces. Mesmo com todas as trapalhadas do governo federal e do governo de São Paulo na disputa pelo protagonismo da vacina, hoje temos a certeza de que, sem toda a estrutura do SUS, estaríamos muito pior.

Força

Imagine um país desigual como o Brasil sem o SUS. Imagine este país, com seus mais de 210 milhões de habitantes, sem um sistema democrático e público de saúde, que não existe em nenhuma parte do mundo nessa dimensão.

Por isso, ainda que a vacinação contra a Covid-19 tenha começado com atraso e necessite de correções de gerenciamento, é graças ao compromisso de todas as trabalhadoras e trabalhadores da rede pública de saúde que estamos conseguindo promover avanços.

São essas trabalhadoras e trabalhadores incansáveis que carregam consigo a experiência do Programa Nacional de Imunização (PNI), um dos mais bem-sucedidos do mundo.

Valorização

Uma das principais bandeiras do SindSaúde-SP é a defesa do SUS e, principalmente, de suas trabalhadoras e trabalhadores, um capital humano que faz com que o sistema seja o que é hoje. Sabemos que a maioria deles merece mais do que apenas serem chamados de herói ou heroínas.

Para nós, ser valorizado significa reconhecimento, respeito, salário digno, uma jornada decente, um bom ambiente de trabalho, o fornecimento de equipamentos e insumos necessários à boa realização do trabalho, tratamento de respeito da chefia e a perspectiva de sonhar com uma carreira respeitável.

Estamos com vocês!

Desde sua fundação, o SindSaúde-SP tem lutado pelos direitos das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público de saúde, uma luta que só tem se intensificado ao longo da pandemia de Covid-19.

Agora, mais do que nunca, todo um país deposita sua esperança em você, profissional de saúde. E, como sempre, estamos certos de que você trabalhará com afinco para trazer o alívio que toda a população espera.

Do lado de cá, também tenha a certeza de que o SindSaúde-SP se manterá firme para lutar por você, para que tenha o tratamento mais digno possível no exercício de seu ofício.