Sindicato unido e forte
desde 1989


    Uso indiscriminado de medicamentos é prejudicial à saúde
    Autor: Adriana Arduino*
    24/01/2024

    MC Bin Laden, participante do Big Brother Brasil 2024 (BBB24), declarou que utiliza um medicamento contra disfunção erétil, Tadalafila, para aumentar sua performance nos treinos da academia. Essa declaração nos coloca diante de duas questões muito graves: a banalização da atenção à saúde, e a falta de informação (ou o acesso extremamente facilitado na internet, sem que haja avaliação e orientação de profissionais qualificados) sobre os riscos de uma automedicação equivocada.

     

    Os efeitos do Tadalafila que o levaram a utilizar em seus treinos, é o aumento do fluxo sanguíneo nos músculos, o que dá uma falsa sensação de um “bom treino”. Entretanto, os efeitos colaterais, que podem até ser fatais, principalmente se a pessoa tiver alguma alteração cardíaca desconhecida, são: dor de cabeça, indigestão, rubor facial, dores musculares, dor nas costas, congestão nasal e, em casos raros, mas perfeitamente possíveis, pode causar alterações na visão, na audição e nos batimentos cardíacos.

     

    Adriana é farmacêutica e dirigente do SindSaúde-SP

    Sou farmacêutica e exerço minha profissão há 28 anos em hospitais públicos, já presenciei e orientei muitas vezes sobre o uso incorreto e leviano de medicamentos e posso afirmar que medicamentos são drogas, e a diferença entre eles serem um “remédio” ou um “veneno”, muitas vezes está só na diferença da dosagem administrada.

     

    Infelizmente, vemos o uso indiscriminado de medicamentos em todos os níveis, desde se colocar ampolas de Vitamina C e Complexo B num copo d'água e beber, “pra prevenir e curar gripe”, até tomar “só uns 2 dias de antibiótico, pra tirar a dor da coluna”, passando pela farsa do anticoncepcional no xampu, “para crescer o cabelo”, e pela “misturinha do Pitanguy”, são muitos os mitos que colocam a saúde da população em risco.

     

    Por isso, não se pode deixar de apontar que, o uso indiscriminado e sem orientação médica ou farmacêutica, principalmente buscando-se seu efeito colateral, seja em exercícios físicos ou em uso recreativo, pode ser fatal!

     

    Que tal fazer sua atividade física naturalmente, obedecendo sua compleição física e sua genética, e usufruir só dos benefícios dela, com orientação de profissionais responsáveis, sem colocar sua vida em risco? Tenho certeza que será muito mais prazeroso. Seu corpo e sua mente vão agradecer!

     

     

    *Adriana Arduino Mendes é a atual Diretora da Região Leste I, pelo SindSaúde-SP. É farmacêutica, formada pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com formação em Farmácia Industrial e aperfeiçoamento em Farmácia Hospitalar e em Farmácia Oncológica. Iniciou sua trajetória profissional na Secretaria de Estado da Saúde em 1995, no Hospital Heliópolis, passando pelo Hospital Ipiranga, e atualmente na Maternidade Leonor Mendes de Barros. No Heliópolis ajudou o desenvolvimento de implantação da Central de Quimioterapia, hoje ainda em funcionamento, e participou efetivamente de processos de aquisição de medicamentos oncológicos.