Diversidade dá o tom no final de semana
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    03/05/2024

Para quem busca ampliar olhares ou simplesmente se divertir e encontrar pessoas bacanas, o final de semana promete ser muito rico. Da Feira Preta, no Ibirapuera, a espetáculo que retrata histórias LGBTQIA+, o Sextou com o SindSaúde-SP traz dicas para conhecer quem não é igual a maioria de nós.

Afinal, o preconceito é fruto também do medo daquilo que desconhecemos e do repúdio que trazemos a valores que não são os nossos. Com olhos abertos e ouvidos receptivos para perceber o mundo além de nossos muros, somos capazes de construir e não destruir pontes para um mundo mais justo e igualitário.

Vem com a gente.

Nossa coluna é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

TEATRO
    Arte circense dá vida a histórias LGBTQIA+

Em cartaz no Teatro Flávio Império, em Cangaíba, no extremo-leste de São Paulo, a peça “Nós não andamos sós” mostra, por meio de circo, teatro, dança e música, histórias contemporâneas relacionadas à temática LGBTQIA+. A diversidade de expressões artísticas busca mostra as múltiplas formas de relação e identidades, além de discutir a violência contra as populações que se expressam para além de heteronormatividade e que são presentes, ainda que inviabilizadas, na sociedade brasileira.

Nós não andamos sós
    Domingo (5), às 20h
    Onde: Teatro Flávio Império
    Rua Professor Alves Pedroso, 600 – Cangaiba – São Paulo

EXPOSIÇÃO
    Exposição de Francis Bacon aborda amor, desejo e liberdade

Pela primeira vez no Brasil em uma exposição individual, o pintor Francis Bacon chega ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) com suas obras provocativas e repletas de emoções. Em “Francis Bacon: a beleza da carne”, o visitante poderá conhecer pinturas que trata da relação entre corpos e a intimidade.

Francis Bacon: a beleza da carne
    Até 28 de julho – Terças, das 10h às 20h | Quartas e domingos, das 10h às 18h
    Onde: MASP
    Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista – São Paulo
    Quanto: contribuição voluntária a partir de R$25

MST inaugura feira da reforma agrária em Campinas
    Nos próximos dias 24 e 26 de maio, na Estação Cultura, acontece a grande feira da reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Mas, antes, nesta sexta-feira (3), acontecerá no Sindicato dos Metalúrgicos o ato de lançamento com comida e música, uma mostra de como será o grande evento.

Ato de lançamento da feira de reforma agrária do MST
    Sexta (3), às 18h
    Onde: Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região
    Rua Doutor Quirino, 560 – Centro – Campinas

Exposição retrata universo indígena
    A vida na aldeia, os mitos, as riquezas da fauna e flora amazônicas e os saberes ancestrais são temas do trabalho desenvolvido pelos artistas Dhiani Pas´saro, indígena da etnia Wanano, e Duhigó, da etnia Tukano, ambas oriundas da região amazônica. As obras produzidas pela dupla retratam a cultura dos povos originários sempre em risco no país.

Dois indígenas da Amazônia – Vida e Arte
    Até dia 2 de junho | Terça a sábado, das 10h às 19h; domingo, das 9h às 17h
    Onde: Caixa Cultural
    Praça da Sé, 111 – Centro Histórico de São Paulo
    Quanto: Grátis

Feira Delas incentiva o empoderamento feminino
    A Casa Odette, um espaço gerido por mulheres, organiza a primeira Feira Delas, atividade que reunirá mulheres empreendedoras para fortalecer negócios, promover troca de aprendizados e gerar recursos e empoderamento. Vai ter exposição de brechós, flash tattoo, joalheria, produtos de cerâmica e muita música. Tudo isso no charmoso bairro do Bixiga.

Feira Delas
    Sábado, das 11h às 19h
    Onde: Casa Odette
    Rua Rui Barbosa, 663 – Bixiga – São Paulo
    Quanto: Entrada Gratuita

Feira Preta reúne cultura afro-brasileira no Ibirapuera
    O Festival Feiraa Preta cresceu a ponto de ser hoje o maior encontro de cultura negra e economia criativa da América Latina. De produtos de beleza a exposições, de literatura a boa comida, o espaço reunirá empreendedores empreendedoras, além de contar com shows de nomes como Marcelo D2, Dona Onete e MartNália, que se apresenta hoje, em show gratuito.

Festival Feira Preta
    Sábado e domingo,  12h30 às 20h45
    Onde: Parque do Ibirapuera
    Avenida Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana/ Parque Ibirapuera
    Quanto: de R# 40 a R$ 80 (show da Martinália na sexta é gratuito)

MÚSICA
    Quintal dos Prettos completa seis anos e convoca para a festa

Idealizado pelos irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira, também fundadores do Samba da Vela, o Quintal dos Prettos celebra seis anos de existência no Espaço Maria Zélia, em São Paulo, com uma roda de pagode de rua que toca por quatro horas sem parar a céu aberto. Oportunidade de curtir um dos melhores grupos da cidade com um repertório de primeira.

Quando: Sábado (4), 14h
    Onde: Espaço Maria Zélia
    Rua José Pinheiro Bezerra, 100 – Brás – São Paulo
    Quanto: Ingressos a partir de R$ 40

Jards Macalé apresenta Coração Bifurcado no Sesc Vila Mariana
    O cantor e compositor Jards Macalé apresenta as agruras e alegrias do amor na turnê de seu mais recente álbum “Coração Bifucardo”, que versa sobre as retas e curvas do sentimento em composições sempre ousadas que partem do samba, mas chegam a inúmeros lugares, seja em relação aos estilos que o artista visita, seja a forma como sua obra toca o público.

Jards Macalé com Coração Bifurcado
    Sábado, às 21h