Servidores estaduais exigem abertura de negociação e respeito à data-base em São Paulo
    Autor: CUT
    13/02/2009

Na próxima quarta-feira (18), os servidores estaduais realizam manifestação em frente à Secretaria de Gestão Pública, às 14 horas, na rua Bela Cintra, 847, em defesa da abertura de negociação e respeito à data-base da categoria.

De acordo com o professor Carlos Ramiro de Castro, coordenador da representação do funcionalismo público estadual, "apesar de ter sido aprovada pela Assembléia Legislativa, o governo Serra não toma conhecimento da data-base dos servidores e nem negocia, o que é muito ruim". Desta forma, alertou, há um clima pesado entre os cerca de 800 mil funcionários públicos, "pois a defasagem salarial acumulada é grande e os reajustes, quando vêm, são muito pequenos e parciais, para os que mais pressionam; nunca são para todos".

"O funcionalismo necessita de reajustes anuais de salário, que sejam incorporadas as gratificações e que haja melhoria nas condições de trabalho para que tenhamos um serviço público de qualidade", acrescentou Carlão. Em vez disso, lembrou, o governo Serra não destinou nada para reajuste salarial no Orçamento de 2009: "pela peça orçamentária o Orçamento é zero!". Nos últimos três anos, recordou o sindicalista, em vez de reajuste, o governo tem se valido de gratificações, "que prejudicam os aposentados e o funcionalismo, pois não incidem sobre a evolução da carreira". Além disso, condenou, a administração tucana faz uso dos tais "bônus de merecimento, onde a ‘premiação` é dada a partir de um critério extremamente subjetivo, como incentivo à disciplina e à chefia. Poucos recebem e a maioria continua com o salário arrochado".

Carlos Ramiro (Apeoesp)Carlão enfatizou que a prioridade da mobilização da próxima quarta-feira é a valorização do profissional, garantindo salário digno, formação continuada para sua atualização e efetiva melhoria dos serviços. "As atuais condições de trabalho são extremamente adversas, tanto para o funcionário como para o usuário, e ambos ainda sofrem com a falta de infraestrutura".

Conforme o representante do funcionalismo estadual, "o que marca o governo Serra e os governos tucanos é o autoritarismo, como as recentes medidas da Secretaria Estadual de Educação com sua ‘provinha`, prejudicando a todos". "A arrecadação cresceu. O ano passado foi recorde. Portanto, há recursos públicos que não estão sendo repassados para melhorar os serviços, já que estão jogando abertamente na sua privatização e terceirização, que influenciam negativamente na qualidade dos serviços. Precisamos de concursos públicos para a contratação de mais funcionários capacitados, treinados, que integrem a ação do Estado, que tenham compromisso com o bom andamento do trabalho, com o atendimento", declarou. Lembrando que se está falando de serviços sensíveis, pois dialogam com questões caras à população como "saúde, educação e transporte", Carlão quer "mais responsabilidade da administração estadual, para que não ocorra tragédias como a da segurança das Casas Bahia, que matou uma pessoa e a direção diz que não tem nada com isso, que o problema é da empresa terceirizada contratada".