Manifesto em defesa da paridade leva mais de três mil à Esplanada
    Autor: CUT
    18/03/2009

Enfrentando o sol forte que atingiu Brasília na manhã dessa terça-feira (17), mais de três mil servidores de diversos estados coloriram de vermelho a Esplanada dos Ministérios. A participação em massa de aposentados, ativos e pensionistas deu o tom da disposição dos servidores para buscar seus diretos. A atividade marcou o início de uma agenda de manifestações que continuam nesta quarta-feira. Um número ainda maior de servidores é esperado em frente à Catedral de Brasília onde terá início, a partir das 9 horas, marcha que marca o lançamento da Campanha Salarial 2009 da grande maioria dos servidores do Executivo Federal.

Uma audiência com o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, está prevista para esta quarta. A expectativa é grande, já que os servidores esperam ouvir do governo sua decisão sobre o orçamento destinado a honrar parcelas de reajuste negociadas com cerca de um milhão de servidores. Até o final de dessa terça-feira, os servidores aguardavam também a confirmação de uma audiência com o ministro Luiz Dulci, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil.

O objetivo é apresentar ao alto escalão do governo as reivindicações dos servidores para buscar direitos retirados ao longo dos anos e o atendimento das demandas mais urgentes da categoria. Sete entidades (Condsef, Andes, Fenasps, ASSIBGE, CNTSS, Fenajufe, Sinasefe) mais a CUT, além de outras duas Conlutas e a Intersindical, estão à frente dessas atividades, mostrando ao governo que é possível construir a unidade entre os servidores públicos federais. Unidade que será fundamental, na opinião da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), para garantir que direitos como a paridade entre ativos e aposentados sejam recuperados.

Além da paridade, são os seguintes os eixos da Campanha Salarial 2009 dos servidores federais:
    • Cumprimento de todos os acordos firmados com o governo
    • Política salarial permanente com reposição das perdas salariais e correção de distorções
    • Paridade com integralidade entre ativos e aposentados/pensionistas
    • Retirada dos Projetos de Lei 001, 092, 306 e 248 do Congresso
    • Aprovação da Convenção 151
    • Direito irrestrito da greve
    • Reajuste dos benefícios (auxílio alimentação, auxílio creche, diárias e contrapartida do Plano de Saúde)
    • Em defesa da ascensão funcional
    • Fim do desmonte dos órgãos públicos (Funasa, Incra, Iphan, Ibama, entre outros)
    • Planos de Carreiras/DPC
    • Antecipação das Tabelas Remuneratórias de 2010 e 2011