Conselho debate carreira da saúde
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    30/03/2009

Na manhã de sexta-feira, 27/03, o Conselho de Delegados Sindicais de Base do SindSaúde-SP se reuniu para debater a Campanha Salarial. À tarde, os trabalhadores participaram do primeiro Ato Público da Campanha Unificada do Funcionalismo de 2009.

O plano de carreira da saúde foi o ponto mais debatido no Conselho. O presidente do SindSaúde-SP, Benedito Augusto de Oliveira, abriu o debate ressaltando que a carreira é uma das bases para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde no estado: “Hoje o trabalhador entra no estado, dá a vida pelos usuários e se aposenta do mesmo jeito que entrou. Não podemos continuar como está nem aceitar as distorções criadas pela LC 1.080/08 que trata da carreira da área meio.”

Em janeiro, o Sindicato encaminhou a pauta de reivindicações ao Governo do Estado e tem se reunido com a Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde. Entre os pontos de pauta em discussão na mesa de negociação, estão 47% de reposição de perdas salariais, carreira específica da saúde, regulamentação da jornada de trabalho e aumento do vale refeição, congelado desde 2000 em R$ 4,00, para R$ 14,00.

Nessa rodada de negociação junto à Secretaria da Saúde, a Comissão de Negociação do SindSaúde-SP vem aprofundando o debate sobre a carreira da saúde, levando em conta a necessidade de correção das distorções da LC 1.080. O SindSaúde-SP está construindo junto ao Dieese uma proposta de carreira baseada nas diretrizes do PCCS-SUS e buscando incluir os administrativos.

O SindSaúde-SP realizou debates em alguns locais de trabalho sobre a LC 1.080/08, esclarecendo dúvidas e a necessidade da carreira específica da saúde. Nesse momento é importante que os trabalhadores realizem debates locais para ampliar a mobilização e fortalecer a representação da comissão de negociação do Sindicato.

No Conselho, também foram apresentados os pontos polêmicos da LC 1.080/08 e as medidas possíveis para corrigir suas distorções.

Também foi tema do Conselho a saúde do trabalhador da saúde. A secretária de Saúde do Trabalhador, Cleonice Ferreira Ribeiro, fez uma apresentação sobre os avanços e os desafios da luta nos últimos anos. Resgatou os avanços da COMSAT (Comissão de Saúde do Trabalhador da Saúde), conquista do Sindicato que vem sendo implementada no estado desde 2006. Destacou as ações do Sindicato, como a participação no Grupo de Trabalho junto à Secretaria da Saúde. Ressaltou a importância da notificação de acidente de trabalho que passará a ser tabulada e as informações disponibilizadas no site da Secretaria da Saúde, fornecendo dados fundamentais para ações de melhoria de condições de trabalho e atendimento na saúde.

O secretário de Organização, Mauri Bezerra, lembrou que a saúde do trabalhador também será tema do 9º Congresso do Sindicato e as etapas regionais já estão acontecendo até dia 29 de maio.

O Conselho também lembrou com pesar as mortes do Sr. Alcino, diretor na região de São José do Rio Preto e um dos fundadores do Sindicato, no dia 9 de março, e do pai do secretário geral Hélcio Marcelino, ocorrido no dia 26 de março.

À tarde, os trabalhadores participaram do primeiro Ato Público da Campanha Salarial Unificada do Funcionalismo Estadual em 2009 na Praça da Sé. Pela Saúde, falaram o presidente do SindSaúde-SP, Benedito Augusto de Oliveira, e o secretário de Finanças e membro do fórum das entidades do funcionalismo, Angelo d’Agostini Jr.