UNIFESP RECRUTA VOLUNTÁRIOS
    Autor: Universidade Federal de São Paulo
    19/05/2009

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, oferece vagas para voluntários nas seguintes áreas:

PESQUISA SOBRE INSÔNIA
    O Departamento de Psicobiologia recruta voluntários maiores de 18 anos e alfabetizados, que não tenham problemas para iniciar o sono, mas que apresentam dificuldade em mantê-lo durante noite para testar uma nova medicação para insônia. Os interessados devem procurar por Sra. Rosa, das 7h30 às 16h, no telefone: (11) 2108-7090.

PESQUISA SOBRE CUIDADORES FAMILIARES
    O estudo visa verificar os efeitos de práticas de yoga e meditação na redução do estresse, da ansiedade e da depressão dos cuidadores familiares, de ambos os sexos, de pacientes com doença de Alzheimer. Os cuidadores deverão ter 30 e 65 anos e, no mínimo, o segundo grau completo de escolaridade, não apresentar asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, síndrome de cushing ou diabetes mellitus; não fazer uso de corticóide tópico, nasal ou qualquer forma de apresentação nos últimos trinta dias, álcool (mais do que cinco doses por semana), drogas de abuso e não ser praticante de yoga ou técnicas de relaxamento. Os interessados deverão entrar em contato com Sueli, secretária da Unidade de Medicina Comportamental do Departamento de Psicobiologia pelo telefone 5082-2382 das 9h às 16h.

PESQUISA SOBRE FIBROMIALGIA
    O Centro de Estudo e, Psicobiologia do Exercício (CEPE), recruta mulheres com fibromialgia que não estão em tratamento medicamentoso para participarem de uma pesquisa que avaliará os efeitos da hidroterapia nesses pacientes. A Fibromialgia é uma condição dolorosa generalizada e crônica que engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios de sono. As interessadas em fazer parte do projeto de pesquisa, devem ligar para (11) 55720177, falar com Sandra Queiroz ou Andressa da Silva, deixando nome completo, endereço residencial, telefone e e-mail para agendamento de entrevista.

PESQUISA SOBRE TRATAMENTO DO ALCOOLISMO
    O Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) do Departamento de Psicobiologia está recrutando voluntários com idades entre 18 e 65 anos, de ambos os sexos, para participar de uma pesquisa clínica sobre o tratamento do alcoolismo. Os voluntários devem apresentar problemas relacionados ao uso de bebidas alcoólicas, mesmo tendo participado de tratamentos anteriores. Os interessados em fazer parte do estudo devem ligar para 5083-1084 e falar com Valéria

Sobre a UNIFESP
    Criada em 1933 por um grupo de médicos reunidos em uma sociedade sem fins lucrativos, a Escola Paulista de Medicina (EPM) foi federalizada em 1956 e, em 1994, transformada em Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), primeira universidade especializada em saúde no País. Atualmente, com 18 mil alunos matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e demais programas de pós, a UNIFESP conta com 874 docentes, sendo que 93% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida por uma das universidades que mais cresce no País.
    A Escola, que possuía um único prédio no início de suas atividades, inaugurou em 1940 o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, e atualmente o campus na capital - Campus São Paulo - ocupa 251 propriedades, com 138 mil m2. Em 2006, a UNIFESP iniciou o mais ambicioso processo de expansão universitária do País, saltando de um para cinco campi e de cinco para 25 cursos de graduação. Com os novos campi na Baixada Santista, Diadema, Guarulhos e São José dos Campos, a instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de humanas (Guarulhos) e exatas (Diadema e São José dos Campos). Até 2014, a UNIFESP planeja criar mais sete cursos, fazendo com que o número total de vagas oferecidas a cada ano no vestibular evolua das atuais 1.812 vagas para 2.598.