Governo SP avalia servidores comissionados de áreas estratégicas
    Autor: Agência Estado
    03/08/2009

O Estado de São Paulo já deu o start no projeto de Certificação Ocupacional, instituído pelo governador José Serra (PSDB) em decreto de julho do ano passado, para atestar a capacidade técnica, o conhecimento e as habilidades dos servidores comissionados que ocupam cargos de confiança em áreas estratégicas da administração estadual. Os servidores comissionados das áreas de Educação e Saúde foram os primeiros a serem incluídos nesse processo, mas a ideia do governo é ampliar essa avaliação para outras áreas consideradas estratégicas.

Na área da Educação, os atuais 91 servidores comissionados que atuam no cargo de dirigente regional de ensino dessa secretaria estão sendo avaliados, no período de 13 de julho a 7 de agosto. Na área da Saúde, as inscrições para o processo de avaliação de 54 servidores que ocupam os cargos das diretorias regionais de saúde e as diretorias de hospitais foram abertas hoje e as provas serão aplicadas entre os dias 8 a 25 de setembro. Os servidores comissionados de áreas estratégicas participam obrigatoriamente dessa avaliação, feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os certificados, emitidos pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), da FGV, têm validade de dois anos e os servidores que não forem aprovados nessas provas terão a oportunidade de passar por um curso de aperfeiçoamento na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), vinculada à Secretaria de Gestão Pública. Caso não seja aprovado na segunda tentativa, ficará impossibilitado de permanecer no cargo. "Com a Certificação Ocupacional, o governo de São Paulo busca elevar a qualidade dos serviços prestados à população, promovendo o desenvolvimento profissional da força de trabalho do Estado", diz o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Além dos servidores que já ocupam posições estratégicas nas áreas da Educação (91 comissionados) e da Saúde (54 comissionados), que são obrigados a passar por essa avaliação, o processo também está aberto a servidores estaduais da área e profissionais de fora da esfera pública interessados em fazer parte do Banco de Certificados para esses cargos, pois o decreto do governador José Serra prevê que essas vagas só poderão ser assumidas, daqui por diante, por profissionais certificados para a função. Na área da Educação, além dos comissionados, foram abertas 212 vagas para essa avaliação e na área da Saúde, além dos 54 comissionados, foram abertas 49 vagas para os exames de diretoria regional e 94 para os de diretoria de hospital.

Para o secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, a avaliação constante do trabalho realizado pelos diretores de hospitais e responsáveis pelos Departamentos Regionais de Saúde é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados aos usuários do sistema de saúde paulista. Mais detalhes sobre as inscrições, prazos e qualificações necessárias para concorrer à Certificação Ocupacional podem ser encontrados no endereço eletrônico: www.recursoshumanos.sp.gov.br/certificasp.