Fator Previdenciário
    Autor: CUT
    27/10/2009

O Fator Previdenciário foi tema do debate que aconteceu na segunda-feira
    (26) no Sindicato dos Químicos de São Paulo. Participam do encontro o presidente da CUT Nacional, Artur Henrique e o deputado federal Pepe Vargas (PT/RS), autor do projeto de Lei 3299/08, que acaba com o fator previdenciário.

Recentemente, a CUT e as centrais sindicais negociaram com o governo federal aumentos reais para as aposentadorias acima de um salário mínimo e mudanças importantes para as aposentadorias futuras - que vão aumentar o valor que os trabalhadores e trabalhadoras recebem e vão diminuir o tempo necessário para obter aposentadorias.

Para negociar essa proposta, a CUT considerou como premissas: preservar a atual política de valorização do salário mínimo - que contempla 43 milhões de pessoas, incluindo 18 milhões de aposentados - e garantir a recuperação permanente do poder de compra das aposentadorias acima de um salário mínimo.

A Direção Nacional da CUT, reunida em São Paulo no dia 28 de agosto, aprovou os termos do acordo.

Para explicar esta nova política, a CUT elaborou uma cartilha com dados que demonstram como essas mudanças podem melhorar a vida dos atuais e dos futuros aposentados. Clique no link a seguir para acessar a publicação.
Cartilha Aposentadoria