11 de novembro: 6a Marcha
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    28/10/2009

Jornal da CUT edição 19 convoca sindicatos para a principal mobilização do ano em defesa da redução da jornada

A CUT e as centrais sindicais realizam no próximo dia 11 de novembro a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora - principal mobilização do movimento sindical brasileiro desde 2004, quando foi realizada a 1ª Marcha Nacional do Salário Mínimo, e que em 2005 deu início a maior série de aumentos reais para o mínimo nas últimas duas décadas.

Neste ano de 2009, a 6ª marcha tem como principal bandeira a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, que o movimento sindical quer ver aprovada pelo Congresso ainda neste semestre.

Esta é a principal reportagem do Jornal da CUT edição 19, que está sendo distribuído via correios para as entidades filiadas.

O Jornal também dá as mais recentes informações sobre as bandeiras da 6ª
    Marcha: ratificação das convenções 151 e 158 da OIT, a aprovação da PEC do Trabalho Escravo, a atualização dos índices de produtividade da terra, a definitiva aprovação do projeto que regulamenta a política de valorização do salário mínimo, a aprovação do PL 1621/07, que estabelece direitos iguais para trabalhadores direitos e terceirizados e o projeto popular para o pré-sal.

Na seção "História", o Jornal conta um pouco sobre a experiência francesa de redução da jornada legal de trabalho e a cronologia dessa luta em todo o mundo, desde 1883.

Trabalhadores públicos da Saúde em São Paulo protestam contra a privatização do SUS no Estado, canadenses esticam a greve contra a Vale e a campanha pela aprovação da PEC da Moradia Digna são outros assuntos do jornal, que ainda traz homenagem póstuma a Abdias José dos Santos, fundador da CUT.
Jornal da CUT