Reunião do Coletivo Nacional da Juventude começa hoje, com transmissão ao vivo
    Autor: Fonte: CUT
    02/12/2009

Nas próximas quarta e quinta, dias 2 e 3, a Secretaria Nacional da Juventude da CUT realiza a primeira Reunião do Coletivo Nacional Juventude da Central. O local da reunião é o hotel Braston (rua Augusta, 467, São Paulo), sempre a partir das 9h.

O Encontro contará com algumas novidades, dentre elas a possibilidade de acompanhamento e participação à distância. O evento contará com uma transmissão ao vivo com a tecnologia Justin.TV e com um bate-papo garantindo a interatividade. Clique no link para conferir a transmissão ao vivo http://www.observatoriosocial.org.br/conex2/?q=node/3556/

"O que queremos em primeiro lugar é conseguir uma participação ampla de todos os secretários e secretárias das Estaduais da CUT e de todos os ramos que tenham organização de juventude", diz a secretária nacional, Rosana Sousa. "Deste encontro pretendemos elaborar uma plataforma com os eixos gerais de atuação para os três anos de mandato que temos pela frente", completa.

Ao longo deste ano, especialmente no segundo semestre, foram realizados cursos de formação sindical para jovens lideranças em praticamente todas as regiões do País.

Rosana explica também que, a exemplo do que vai ocorrer durante a Reunião dos próximos dias 2 e 3, a Secretaria Nacional da Juventude vai procurar trabalhar em sintonia com os movimentos sociais, como forma de consolidar uma pauta ampla e ações unificadas. Neste sentido, a Secretaria acredita que um dos temas capazes de aglutinar a militância jovem é o desenvolvimento sustentável, que promova distribuição de renda e respeito ao meio ambiente.

Na Reunião serão encaminhadas também as tarefas que a Juventude da CUT vai realizar no IV Encontro Nacional da Juventude da CUT, no Fórum Social Mundial 10 Anos - Rio Grande do Sul, Fórum Social Mundial Temático da Bahia.

2 de dezembro

09:00 | Apresentação dos participantes e da dinâmica dos trabalhos - uso do Twitter

10:00 | MESA: A juventude e a Plataforma da Classe Trabalhadora para 2010

Exposições:

Rosane Silva - Sec.Nac. Mulher Trabalhadora CUT - Coordenação da Jornada Pelo Desenvolvimento

Rosana Sousa - Secretária Nacional de Juventude da CUT

Augusto Chagas - Presidente da UNE

Gabriel Medina - Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis (FONAJUVE)

12:30 | Almoço

14:00 | Conexão Sindical: apresentação da plataforma e utilização do instrumento

15:00 | MESA: Políticas públicas de juventude e promoção do trabalho decente

Exposições: Dr. Jorge Abrahão de Castro - Diretor de Estudos Sociais do IPEA

Denise Motta Dau - Secretária Nacional de Relações do Trabalho da CUT Nacional

16:30 | Trabalho em grupos:

"Quais os temas prioritários para a juventude da CUT?"

18:30 | Sistematização via Conexão Sindical

19:00 |Informe sobre Política internacional

Vinícius Sartorato - representante da CUT na Comissão de Jovens da CCSCS

20:00 |Lançamento do livro "Juventude em Perspectiva" sobre a pesquisa CUT/DGB/IOS com jovens dirigentes sindicais