David Uip na Comissão de Saúde
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    17/10/2013

O novo secretário da Saúde, David Uip, compareceu à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, dia 15/10, para falar sobre o “andamento da gestão e do desenvolvimento de ações e metas de sua pasta”. Apesar de o estado ser governado pelo mesmo partido há 20 anos, Uip tentou responsabilizar os problemas da saúde no estado ao governo federal – valores defasados da tabela SUS - e aos municípios – 80% do atendimento nos P.S. dos hospitais estaduais poderiam ser resolvidos na atenção básica e secundária. Sobre a remuneração dos trabalhadores, citou uma tabela comparativa de salários no estado, no município e mercado. Apesar de destacar que saúde é feita por muitas categorias não somente médicos, os pontos que citou foram da carreira médica, como tempo de serviço e dificuldade em fixar profissionais em locais distantes do centro de São Paulo, e da falta de médicos em algumas especialidades. Como a audiência com o secretário foi agendada sem tempo hábil para preparar questionamentos mais elaborados, os deputados se detiveram em questões gerais como formatação dos relatórios das OSS, necessidade de apoio às santas casas, quantidade de leitos fechados no estado, contratos com a Siemens, entre outras. O deputado Luís Cláudio Marcolino (PT) colocou as reivindicações do trabalhador da saúde: participação do sindicato na Comissão da Secretaria da Saúde sobre o Prêmio de Incentivo; a inclusão das autarquias na regulamentação da jornada de 30 horas; prazo para a resolução da regulamentação da jornada de 30 horas; recomposição salarial dos trabalhadores da saúde; convênio com universidade privada dentro do Hospital Pérola Byington, fechamento ou não do hospital com a PPP; fechamento do P.S. do HC SP; situação do Hospital Sorocabano. O secretário respondeu sobre a Comissão do PI, participarão um técnico do Dieese e um representante do Sindicato; sobre o Pérola, funcionará normalmente até a conclusão do novo prédio no centro da cidade; sobre o Sorocabano, 50% gestão municipal e 50% gestão estadual, como hospital de retaguarda. O presidente do SindSaúde-SP, Gervásio Foganholi, apresentou ao secretário um breve histórico da situação do NGA Lapa e questionou sobre o fechamento da unidade e transformação em Centro de Referência do Idoso, sendo que na região já existe uma unidade municipal para o idoso na mesma região, a situação dos trabalhadores da unidade. O Secretário, dizendo que quem faz a gestão da saúde é ele, respondeu que não vai fechar a unidade nem demitir funcionários. A Comissão de Saúde foi presidida pela deputada Telma de Souza (PT). O secretário estadual de Saúde, David Uip, estava acompanhado pelo secretário-adjunto da pasta, Wilson Pollara.

Angela Aparecida Barban Rocha 17/10/2013
O CALCULO DA GRATIFICAÇÃO P.I.de que se trata este artigo SERA FEITO COM OBSERVANÇIA DA PROPORCIONALIDADE existente entre os valores fixados PARA JORNADA COMPLETA TRABALHO. Resumindo Dividimos o P.I.-premio incentivo por 240 horas para saber qto ganhamos por hora e multiplicamos por 6 ou 8 horas de acordo com a opção..minha compreenção

mauro martins bagestero 17/10/2013
não basta o sr:david uip ter boas propostas para os funcionarios da saude ;se o governador veta tudo /salario ridiculo ;ate quando o povo de são paulo vai votar neste cara nefasto ?? estamos numa situação critica de salarios e condições de trabalho /

cristina 17/10/2013
Lógico que pro PSDB tudo é responsabilidade do governo Federal, os médicos como o Dr Uip, não conseguiriam fazer o trabalho deles sem os outros funcionários que pra eles os administrativos são invisíveis, o Dr Uip não se importou com os administrativos no IIER, agora não vai se importar com todos os da saúde, ele quer pouco saber se o salário é uma miséria, o importante é o dele, mas tudo é culpa do povo que voto nesses cara de pau do PSDB, agora aguenta, pelo menos até a próxima eleição, quem sabe agora a população se conscientizou?

fernando marcello 17/10/2013
Sei la viu... com esse Uip ai, com toda essa cara de nojo que ele tem,parece que tem nojo das pessoas, acho que devemos esperar tempos de muitas lutas e dificuldades pela frente.Certamente se eu estiver errado, futuramente postarei um pedido de desculpas, mas para mim esse cara tem cara de b.... e nos olha como se b.... fosse nós